Nesta terça-feira (20), às 9h, acontece a posse dos estudantes para que possam ter a experiência como parlamentares. A partir daí, eles mergulharão no universo legislativo, passando por etapas que incluem a formação de chapas eleitorais e a constituição da Mesa Diretora dos trabalhos. Além disso, serão desafiados a analisar, debater e votar propostas de lei em comissões e em plenário, seguindo regras e regimentos próprios, semelhantes aos do processo legislativo real.
Ao longo da jornada parlamentar, que vai até quinta-feira (22), os estudantes não apenas simulam o processo legislativo, mas também se tornam protagonistas, assumindo o papel de jovens deputados. Eles têm a chance de apresentar suas ideias, influenciar decisões e, assim, fortalecer tanto sua educação, quanto o exercício da cidadania.
Segundo a coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, os jovens selecionados participarão de diferentes atividades. “Eles passam por um processo de seleção, criam um projeto de lei a partir das demandas dos seus territórios e, por quatro dias, participam da eleição da Mesa Diretora do deputado jovem universitário e da divisão de comissões temáticas, a partir dos temas que foram trazidos nos seus projetos de lei, dentre outras atividades”, comentou.
A estudante Larissa Reis, 19, que cursa Letras na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e reside em Camacã, falou da sua expectativa para atuar como jovem deputada. “Estou muito contente em ocupar este espaço, que é nosso. A gente consegue perceber o nível de contribuição e de relevância que isso traz para a nossa carreira acadêmica e profissional, além do desenvolvimento pessoal”.
Os jovens parlamentares também participarão de palestras, aulas e oficinas que os prepararão para a atuação parlamentar. Antes mesmo de iniciar o estágio, os estudantes já demonstraram seu comprometimento ao desenvolverem projetos de lei focados em soluções para problemas em suas comunidades. Essa atividade inicial não só fortalece suas habilidades de argumentação e construção de propostas, mas também os prepara para o desafio de estabelecer consensos no ambiente legislativo.
Nesta terça-feira (20), às 9h, acontece a posse dos estudantes para que possam ter a experiência como parlamentares. A partir daí, eles mergulharão no universo legislativo, passando por etapas que incluem a formação de chapas eleitorais e a constituição da Mesa Diretora dos trabalhos. Além disso, serão desafiados a analisar, debater e votar propostas de lei em comissões e em plenário, seguindo regras e regimentos próprios, semelhantes aos do processo legislativo real.
Ao longo da jornada parlamentar, que vai até quinta-feira (22), os estudantes não apenas simulam o processo legislativo, mas também se tornam protagonistas, assumindo o papel de jovens deputados. Eles têm a chance de apresentar suas ideias, influenciar decisões e, assim, fortalecer tanto sua educação, quanto o exercício da cidadania.
Segundo a coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, os jovens selecionados participarão de diferentes atividades. “Eles passam por um processo de seleção, criam um projeto de lei a partir das demandas dos seus territórios e, por quatro dias, participam da eleição da Mesa Diretora do deputado jovem universitário e da divisão de comissões temáticas, a partir dos temas que foram trazidos nos seus projetos de lei, dentre outras atividades”, comentou.
A estudante Larissa Reis, 19, que cursa Letras na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e reside em Camacã, falou da sua expectativa para atuar como jovem deputada. “Estou muito contente em ocupar este espaço, que é nosso. A gente consegue perceber o nível de contribuição e de relevância que isso traz para a nossa carreira acadêmica e profissional, além do desenvolvimento pessoal”.
Os jovens parlamentares também participarão de palestras, aulas e oficinas que os prepararão para a atuação parlamentar. Antes mesmo de iniciar o estágio, os estudantes já demonstraram seu comprometimento ao desenvolverem projetos de lei focados em soluções para problemas em suas comunidades. Essa atividade inicial não só fortalece suas habilidades de argumentação e construção de propostas, mas também os prepara para o desafio de estabelecer consensos no ambiente legislativo.