As inscrições para o Edital Territórios Criativos – Ano II foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (26). O procedimento é realizado no site fgm.salvador.ba.gov.br e tem como público-alvo: pessoas físicas maiores de 18 anos, com experiência comprovada na área da cultura; microempreendedores individuais (MEI) com experiência no campo da cultura; e pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural, sem fins ou com fins lucrativos.
A ação vai conceder apoio financeiro a propostas que promovam atividades artístico-culturais pontuais, locais, que visam a produção cultural de pequeno porte e a realização de ações que demandam baixo investimento de recursos financeiros, gestadas por artistas, grupos, instituições e produtores oriundos das diversas regiões administrativas da cidade (Prefeituras-Bairro), Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, além de Comunidades Remanescentes de Quilombos.
Serão contempladas 40 propostas, sendo 20 destinadas a negros (pretos e pardos), quatro para indígenas, duas para pessoas com deficiência e 14 para ampla concorrência. Cada um receberá o valor de R$ 50 mil.
A iniciativa tem como objetivo a democratização da produção, acesso e fruição de projetos e bens culturais. O edital integra a Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, como parte de um programa que pretende realizar investimentos no setor cultural até 2027.
Em Salvador, além dos recursos provenientes da PNAB, os investimentos são realizados também com aporte do município.