Para celebrar a Independência do Brasil, no sábado (7/9), a Prefeitura de Camaçari realiza os tradicionais desfiles cívicos no bairro Gleba E e na localidade de Parafuso. Para disciplinar as vias utilizadas, no que tange ao tráfego de veículos, circulação de pedestres e estacionamentos, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) fará diversas mudanças.
Por meio da Portaria n.° 086/2024, ficam determinadas alterações na circulação das vias, além de regulamentação nas áreas de estacionamento, bem como de embarque e desembarque do transporte público coletivo e individual de passageiros. As medidas são válidas para o dia das comemorações, e o tráfego de veículos e o itinerário dos ônibus voltarão à normalidade após a finalização do evento.
A STT ressalta que a Diretoria de Trânsito e Transporte, através dos prepostos, poderá adotar medidas emergenciais voltadas a garantir uma melhor circulação dos veículos nas imediações do evento, e à qualidade da prestação de serviço do transporte público coletivo, minimizando possíveis transtornos decorrentes do evento.
A íntegra da portaria, que foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), edição n.º 2.456, pode ser conferida aqui.
Confira abaixo como ficarão as alterações durante os desfiles cívicos na Gleba E e em Parafuso:
Gleba E – no bairro fica proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados das seguintes vias: Rua do Pajé; Avenida Luiz Gonzaga, no trecho compreendido entre o Centro Esportivo e o Espaço Lilás; Rua Guarani, por cerca de 1 quilômetro (km) de extensão, contado a partir do início na Avenida Luiz Gonzaga; Avenida Eixo Urbano Sudoeste, em toda extensão até a Rua das Flores; e na Rua Travessa das Flores, fica restrito o tráfego de veículos.
Como opções de tráfego serão disponibilizadas as seguintes alternativas: os ônibus, caminhões e carretas, oriundos da Gleba E sentido Parque Verde I, deverão se deslocar pela Avenida Eixo Urbano Sudoeste, acessar a Rua das Flores, em seguida a Rua Lauro de Freitas e a Rua Olavo Bilac, para ter acesso a Rua Juracy Magalhães, e o sentido inverso para os oriundos do Parque Verde I sentido Gleba E; já os automóveis, motocicletas, motoneta e ciclomotores oriundos da Gleba E sentido Parque Verde I, deverão se deslocar pela Travessa das Flores (ao lado da Associação de Moradores), acessar o Caminho 06, para ter acesso à Rua Acácia Vermelha e o sentido inverso; e do Parque Verde I para a Gleba E, deverá acessar pelo Caminho 05, seguir pela Travessa das Flores, Rua Tomé de Souza, para ter acesso à Avenida Eixo Urbano Sudoeste.
Ainda fica proibido o estacionamento em todas as vias disponibilizadas para tráfego alternativo. A portaria estabelece como sentido único de circulação os Caminhos 05 e 06, sendo o primeiro sentido a Travessa das Flores e o segundo, sentido Rua Acácia Vermelha, conforme sinalização a ser afixada pela STT no local durante o período de realização do desfile.
O documento ainda regulamenta as áreas especiais para embarque, desembarque e estacionamento e proíbe a utilização de qualquer veículo com equipamento sonoro, como carro de som, mini-trio, trio elétrico, etc., em volume e frequência não autorizada nas imediações das ruas das Flores, Acácia Vermelha, Guarani, Acácia Amarela, das Algarobas, Acácia Jovânica e das Espatódeas, bem como das avenidas Luiz Gonzaga e Eixo Urbano Sudoeste, e adjacências.
Operação de transporte – em virtude do andamento dos desfiles, será necessário alterar o itinerário das linhas que contemplam a região. As mudanças serão válidas desde o início das operações até a abertura das barreiras, previstas para 12h.
As alterações serão as seguintes: a linha 0201 Parque Verde/Gleba E/Phoc x TIR, durante o período do bloqueio deixará de atender a Rua das Flores e o Parque Verde II, sendo Circular no Phoc. O itinerário ficará da seguinte forma: a partir da Rua Guarani (Phoc III): Rua Guarani, Avenida Luiz Gonzaga, Phoc I/Caic e segue o itinerário normal sentido TIR; a linha 0202 Gleba E x TIR via Gleba C, durante o período do bloqueio terá o final de linha alterado para o bolsão na Rua Acácia Rosa, próximo ao Supermercado Muti; o Parque Verde II será atendido pela linha 0105 TIR x Massaranduba, que terá seu itinerário prolongado ao final de linha do Parque Verde, devendo, a partir da rua Cora Coralina 01, fazer o seguinte percurso: Rua Cora Coralina, Rua Climério de Oliveira, retorno na esquina com a Rua Acácia Vermelha (em frente ao Cantinho Baiano), Rua Climério de Oliveira, Rua Raquel de Queiroz (fim de linha Parque Verde II), Rua Getúlio Vargas, Rua Cora Coralina, Rua Cora Coralina 01 e seguir o itinerário normal.
Parafuso – na localidade está proibido o estacionamento de veículos nas seguintes vias: ruas Travessa da Areia, da Linha e São Rafael, em ambos os lados das vias, pelo tempo que durar o evento. Na Rua da Linha ainda fica restrito o tráfego de veículos, sendo permitido apenas o acesso dos ônibus escolares e carros das agremiações.
O acesso a Parafuso, feito pelos prestadores de serviço de transporte coletivo, dos veículos provenientes da BA-535 (Via Parafuso), recomenda-se que seja realizado pela Rua Travessa da Areia. O espaço da Praça da Estação, em frente à sede da Associação dos Moradores de Parafuso, está reservado para estacionamento de veículos das autoridades e dos convidados.
Por fim, assim como na Gleba E, conforme o documento, fica terminantemente proibida a utilização de qualquer veículo utilizando equipamento sonoro, como carro de som, mini-trio, trio elétrico, etc., em volume e frequência não autorizados nas imediações da Rua Marechal Floriano Peixoto e adjacências.
Operação de transporte – o acesso ao final de linha será bloqueado. Desta forma, o transporte público chegará próximo à rotatória, onde ocorrerá o desfile, sendo desviado pela Travessa do Rafael. As mudanças serão válidas desde o início das operações e pelo tempo que durar o evento. A linha 0203 Parafuso x TIR será circular.