É com muita satisfação e alegria que a Pinacoteca do Beiru apresenta A Retomada, exposição que reúne, pela primeira vez, trabalhos do acervo da pinacoteca ocupando todos os pavimentos do prédio, num momento de celebração de tudo do que foi realizado ao longo dos quatros anos de atuação do projeto na comunidade do Beiru, em Salvador.
A mostra vai contar com trabalhos produzidos por Anderson AC, bem como de alunos, crianças, jovens e adultos frequentadores do espaço, que tiveram contato com o ato de pintar nesse local que nasce dedicado à realização das artes na cidade, mas que se desenvolve como um ponto de encontro, de respiro e de conexão entre pessoas; de partilha e acesso ao conhecimento, totalmente aberto e gratuito para todos.
A Retomada é fruto de um novo momento vivido pela Pinacoteca do Beiru, que vêm se alinhando, cada vez mais, às perspectivas contemporâneas da museologia com a recente elaboração do seu plano museológico através do qual se define com mais clareza, os valores, as metas e a missão da instituição. “É um momento de retorno após um hiato necessário para repensar os rumos da nossa atuação, dando um primeiro grande passo a uma nova etapa a partir do entendimento do espaço como uma instituição museal e não apenas uma ação artística”, pontua Anderson AC, idealizador e curador da Pinacoteca do Beiru.
Ainda esse ano, em novembro, no lastro dessa retomada após realização de nova readequação do espaço, a Pinacoteca do Beiru recebe o XI Salão da EBA com apresentação da mostra Fronteiras Flutuantes: Espaço, evento promovido pela Escola de Belas Artes (UFBA) que atua na experiência formativa de seleção e exposição de trabalhos por parte de estudantes artistas visuais da UFBA. Para 2025, muito mais atividades, encontros, exposições e cursos estão previstos como parte da programação do espaço, dentre elas, mais uma edição do Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais – Ano II, que pretende ser, mais uma vez, um marco da produção das artes visuais na Bahia, contando com mais atividades, mais oficinas, mais mostras e mais artistas participantes.
O lançamento de A Retomada acontece no próximo dia 21 de setembro, sábado, às 15h, e encerra a execução do projeto de dinamização do acervo e do espaço, o qual tornou possível a realização dessa retomada. Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço
Exposição A Retomada
Sábado, 21 de setembro, 15h
Pinacoteca do Beiru. Rua Irmã Dulce, 1E – Tancredo Neves