A 4ª edição do “Boca de Brasa Apresenta” do Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024 vai acontecer no dia 18 de outubro, às 19h, no Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras. Seis artistas e coletivos apresentam mostras de suas produções desenvolvidas como participantes do Boca de Brasa, ocupando o palco e o foyer do espaço numa programação multilinguagem: Anelim Trancista, que faz da arte de esculpir cabelos uma celebração da identidade afro-brasileira; Dellen Azevedo, atriz que vem investigando experiências de maternagem; Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), com suas práticas artísticas de mobilização da juventude; Maccabriso, poetisa e performer; Pixa Mina, coletivo de intervenção urbana; e Salutari, cantautor dedicado à musicalidade de matriz africana. Para completar, o Coletivo Sem Freio traz o rock da banda A Sexta como convidado para representar o território. A entrada é gratuita e o evento é acessível a pessoas surdas, com tradução em Libras.
Anelim Trancista vai exibir “Memórias Entrelaçadas”, uma instalação de escultura com vídeo-performance que revela como o trançar é uma forma de se conectar com a ancestralidade, reafirmar a autenticidade e resistir a narrativas limitadoras. Dellen Azevedo apresenta fragmento do espetáculo teatral “Do(r)m de mãe”, que traz à tona vivências reais e reflexões profundas sobre a maternidade. O JACA faz o seu sarau de poesias, “Sarau JACA: Raiz Bahia-Angola”, com performances autorais poético-musicais de conexão entre Bahia e Angola.
Maccabriso performa “Um ensaio banal”, trazendo à cena uma fusão de poesia e performance corporal com temas universais como identidade e liberdade. O Pixa Mina mostra o vídeo-performance “Ação PXM”, que captura a vivência e a expressão artística deste grupo de artistas urbanas. Já Salutari apresenta pela primeira vez o terceiro ato do seu álbum “Despache”, homenageando a Pomba-Gira, uma das figuras mais emblemáticas e exuberantes da cultura afro-brasileira.
Reforçando a presença do território de Cajazeiras no evento, o Coletivo Sem Freio apresenta a banda A Sexta, autointitulada como “hardcore do Nordeste”, no lançamento de seu primeiro EP. O Coletivo Sem Freio é um movimento de fortalecimento do rock autoral feito na periferia e apoia grupos do gênero através de projetos que viabilizam a gravação e distribuição de seus trabalhos.
Selecionada através do Edital 006/2023 – Polos Criativos Boca de Brasa, a Associação Conexões Criativas assina a realização do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Prefeitura Municipal do Salvador.
Boca de Brasa Apresenta 2024
Edição 4 – Cajazeiras
Com: Anelim Trancista, Dellen Azevedo, Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), Maccabriso, Pixa Mina e Salutari
Atração convidada: Coletivo Sem Freio – Banda A Sexta
Quando: 18 de outubro de 2024 (sexta-feira), 19h
Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras
Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery, s/n – Cajazeiras
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre