Benedita Conceição dos Santos, de 66 anos, mora há mais de 30 anos na Rua Padre Domingos de Brito, no Garcia. A casa que divide com um de seus dois filhos precisava de uma reforma, mas as condições financeiras não lhe permitiam melhorar a estrutura, já que o que recebe da aposentadoria dá apenas para custear as necessidades básicas.
A situação se complicou ainda mais após sofrer um AVC há seis meses, o que afetou sua mobilidade. Em 2023, Benedita recebeu a visita de uma equipe do programa Morar Melhor, que promove melhorias em casas em situação precária.
Nesta quinta-feira (17), sua residência foi entregue reformada. Entre as melhorias estruturais realizadas estão a troca do telhado, o reboco das paredes, a pintura e a instalação de um corrimão, que vai ajudá-la a acessar o segundo andar, já que desde o AVC ela tem dormido na sala de estar.
“Com o passar do tempo, a casa foi se deteriorando, já chegou a ser de madeira. Eu gostei de tudo o que foi feito, mas especialmente da instalação do corrimão, porque vai me ajudar a subir para o segundo andar, onde eu dormia antes do AVC”, disse a moradora.
Essa é a primeira vez que o Garcia é contemplado pelo programa Morar Melhor. No bairro, outras 96 casas foram reformadas. Desde 2015, quando o programa teve início, 53.565 casas passaram por intervenções.
“O programa Morar Melhor tem essa capacidade de devolver dignidade às pessoas. De todos os programas da prefeitura, e são muitos, o que às vezes mais surpreende é o Morar Melhor. Reformar uma casa, entrar no lar das pessoas e proporcionar uma mudança de vida são iniciativas que pouquíssimas prefeituras no Brasil realizam”, comentou o prefeito Bruno Reis.
Outra melhoria na casa de Benedita foi a troca do telhado. Em dias de chuva forte, por exemplo, a preocupação era com a possibilidade de a água alagar a casa. “Olha, eu imaginei que não estaria viva para ver essa reforma. Agradeço muito ao programa e à Prefeitura de Salvador”, completou Benedita.
Por meio do programa, são realizados serviços gerais que vão desde pintura e reboco até a troca de telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. As melhorias são escolhidas pela própria família moradora, e o investimento por residência pode chegar a até R$15 mil.
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS