A rotina, as lutas e a diversidade de atividades de profissionais informais que fazem trabalhos variados para complementar suas rendas é o tema central da série “Bicos”, em exibição no Canal Futura, toda quinta-feira, a partir das 18h. Com co-produção baiana da Têm Dendê e Origem, a série conta com 15 episódios de oito minutos cada.
Com direção de Ducca Rios, que assina ainda o roteiro, ao lado de Ana Claudia Caldas, e a trilha original, com Luciano Silva, a série entrevistou personagens como Suh Amorim, que mostra sua rotina multifacetada como artista, envolvendo pintura, dança, e performances ao vivo; Hebet da Silva, que concilia seu trabalho administrativo com funções de motorista de aplicativo e venda de cosméticos; Daniela, que equilibra suas atividades como jornalista, escritora, professora de teatro e apresentadora de eventos; e Ednílio da Silva, que mostra como foi influenciado pela avó a explorar múltiplas formas de renda, desde a venda de alimentos até a manutenção de informática.
“Bicos tem um viés interessante, pois ao tempo em que é uma obra que traz uma importante e séria questão relacionada ao mundo do trabalho, enquadrando as dificuldades das pessoas em conseguirem seus sustentos com um único meio de vida e, portanto, terem de realizar ‘bicos’ para sobreviverem, por outro lado também segue uma linha leve e “alto astral”, mostrando a alegria com que as personagens interagem com suas loucas vidas tendo de fazer “mil coisas” ao longo do dia a fim de chegarem ao final do mês com dinheiro suficiente para pagar suas contas”, destaca Ducca.
A produção é de Bruno Ramos e Manuela Castro. Cláudio Antônio é o responsável pela fotografia e Taguay Tayussy pela edição. Os episódios são exibidos ainda à 00h das quintas, 17h15 dos sábados e 12h50 dos domingos.