Empolgados, atentos e curiosos com o “mundo tecnológico”, crianças e adolescentes, que participaram da oficina de Robótica com Lego, puderam adquirir os primeiros conhecimentos sobre a área e ficaram encantados com as aulas, promovidas pelo Laboratório de Tecnologia de Camaçari (LABTEC), que integra o complexo Cidade do Saber (CDS). Ao todo, a atividade contemplou 30 educandos, com idade entre 8 e 12 anos.
É o que destacou Gabriel Nunes, 10 anos, aluno da turma matutina, cuja última aula foi realizada nesta terça-feira (29/10). “Gostei bastante de tudo. Foi bem divertido e quero continuar aprendendo mais sobre robótica”, disse. O pai do garoto, o técnico em automação Rafael Nunes, 38 anos, elogiou a iniciativa. “Muito importante, pois ajuda a estimular a criatividade das crianças, alinhada e conectadas com a atualidade”, afirmou o morador do bairro Jardim Limoeiro.
Quem também contou ter aprendido bastante durante a oficina foi Carlos Alberto Lima Neto, 9 anos. “Achei legal e gostei muito de conhecer sobre robótica”, disse o pequeno, que também reside no Jardim Limoeiro.
Durante a qualificação, que teve carga horária total de 6 horas, os alunos puderam adquirir noções básicas de mecânica, eletrônica e eletricidade, tendo, ao final do curso, compreensão de como montar e como funcionam robôs usando kits Lego. A ação está alinhada com a proposta de promoção da Cultura Maker – filosofia que incentiva a criação, construção, reparação e alteração de objetos, utilizando a criatividade e a experimentação –, que estimula o pensamento criativo e soluções de problemas.
As aulas matutinas aconteceram ainda nos dias 15 e 22; enquanto as atividades da turma vespertina foram nos dias 14 e 21, com conclusão prevista para 4 de novembro (segunda). A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do subprograma Camaçari Nova Cultura.
Foto: Tiago Pacheco