Na manhã desta terça-feira, a FIFA divulgou as regras que serão utilizadas para o Mundial de Clubes de 2025. Foram definidos os critérios de desempate e cartões, assim como o número de jogadores inscritos por clube. O torneio tem início previsto para 15 de junho e término em 13 de julho do próximo ano.
As 32 equipes serão divididas em oito grupos de quatro, com o sorteio levando em consideração aspectos como desempenho esportivo e localização geográfica. A data do sorteio ainda não foi divulgada.
Na fase de grupos, os critérios de desempate serão, nesta ordem: confronto direto, saldo de gols e número de gols marcados. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para as oitavas de final, que serão disputadas em partidas únicas, com prorrogação e pênaltis em caso de empate.
Até o momento, 31 clubes já estão classificados, incluindo três brasileiros: Flamengo, Fluminense e Palmeiras. O último classificado será definido após a final da Libertadores entre Botafogo e Atlético-MG, no dia 30 de novembro.
A FIFA também reforçou que não serão permitidas equipes que pertençam a outras equipes ou que sejam controladas pela mesma empresa ou indivíduo. A janela de transferências para o torneio será aberta entre 1º e 10 de junho de 2025. Por fim, a entidade confirmou que o Mundial de Clubes será disputado em 11 cidades dos Estados Unidos.
Bahia Notícias