Atrações culturais que pretendem desfilar no pré-Carnaval 2025 em Salvador têm até a próxima terça-feira (19) para fazer as inscrições on-line. A novidade será a realização de uma edição especial do Furdunço no dia 2 de março, um domingo, no Circuito Batatinha (Pelourinho). A mudança busca dar mais visibilidade ao desfile dos equipamentos de pequeno porte e levar mais alegria ao folião do Centro Histórico, com blocos populares, sem cordas, e atrações em minitrios, agitando o público bem de perto.
“A grande novidade esse ano será a ida do Furdunço do Centro (Circuito Osmar) para o Circuito Batatinha. Queremos garantir mais esse momento especial dentro do Carnaval, dando destaques aos grupos culturais mais originais que farão a festa dos adultos e das crianças que forem acompanhar o nosso desfile. Então, além do nosso pré-Carnaval, vamos ter mais esse momento. Tenho certeza que será incrível”, destaca o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
Além dessa edição especial do dia 2, os projetos Fuzuê e Furdunço estão previstos para ocorrer nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), antecedendo o Carnaval 2025, que ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março. O processo de inscrição e seleção para o Fuzuê e Furdunço será feito totalmente on-line, por meio de Pessoa Jurídica.
Inscrições – Podem se inscrever para o Fuzuê os grupos culturais com acompanhamento musical, como charangas, fanfarras, orquestras e grupos percussivos, entre outros. O processo inclui também Pessoas com Deficiência (PCDs). A inscrição deve ser feita por meio do site www.fuzue2025.salvador.ba.gov.
Para o Furdunço são esperadas participações de atrações artísticas, como artista único, duplas, trios e banda, com equipamento sonoro, também por meio de Pessoa Jurídica. A inscrição, assim como o Fuzuê, será de forma on-line através do endereço www.furdunco2025.salvador.ba.
Diversidade – Chegando à 11ª edição, o Furdunço é caracterizado por uma diversidade de ritmos, carros enfeitados e de pequeno porte, a exemplo de tuk tuks, minivans e bicicletas. Nas edições anteriores, uma média de 50 atrações fizeram a festa do folião pipoca no desfile do Furdunço.
Já o Fuzuê tem como intuito trazer para a rua o clima dos antigos carnavais, animado pelas chamadas bandas de chão: sopro, percussão e batucada, formadas por grupos culturais, folclóricos e tradicionais. No ano passado, 40 atrações encantaram o público no primeiro dia de pré-Carnaval.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS