Em dois dias de muito sol e areia lotada por conta do feriado prolongado, a Praia da Tiririca ostentou toda a sua beleza e mostrou porque é considerada um dos principais palcos do surf mundial. Nos dias 14 e 15 de novembro, cerca de 80 atletas do surf, de todas as idades – desde o Sub 08 até os sexagenários da categoria Legend, deram um show de manobras nas ondas e de muita parceria e celebração fora delas.
Os competidores, vindos de 10 municípios da Bahia – desde Mata de São João até Santa Cruz Cabrália, além de uma atleta de Florianópolis, disputaram onda a onda nas categorias Sub 08 a Sub 18, Surf Feminino, Open e Master (acima de 35), Kahuna (acima de 45) e Legend (acima de 55 anos). Na sequência, foi a vez do Bodyboard, que também celebrou a participação de cerca de 70 atletas, incluindo as categorias Amador, Profissional e Master. No total, Itacaré recebeu cerca de 150 atletas para uma grande festa no mar.
As baterias classificatórias do primeiro dia enfrentaram um início complicado, com a maré baixa e ondas mais inconsistentes. As condições do mar foram melhorando ao longo do dia, assim como as disputadas, com todos os atletas entregando o seu melhor surf.
Na sexta-feira aconteceram as grandes finais, com destaque para Alandreson Martins, local de Itacaré, conquistando o primeiro lugar das categorias Open e Master (acima de 35 anos). Vários atletas, como Gonçalo de Brito, Yan Rodrigues e Brayan Pessoa subiram mais de uma vez no pódio, em duas categorias diferentes. A atleta Anahí Botelho (Maraú) disputou as categorias mistas do Sub 8 e do Sub 10, levando a melhor na Sub 8 e ficando em 4º lugar na Sub 10.
Organizada pela Federação Baiana de Surf, ASI (Associação de Surf de Itacaré) e ABBI (Associação de Bodyboard de Itacaré), com o apoio da SUDESB e a Prefeitura de Itacaré, esta etapa consolidou a importância da união das entidades para entregar um calendário repleto de eventos ao longo do ano.
Destaques do Campeonato Brasileiro nas ondas da Tiririca – Fortalecendo as baterias das categorias Master e Kahuna, a competição contou com a presença de Wallace Sampaio, campeão brasileiro 2024 da Master, e também Marcelo Alves, vice-campeão brasileiro 2024 da Grand Kahuna. O Campeonato Brasileiro é promovido pela CBSurf e os atletas da Bahia foram destaque ao longo do ano.
Durante o evento, Wallace Sampaio e Marcelo Alves foram homenageados pela Federação Baiana de Surf com um certificado e também kits oferecidos pelos apoiadores da entidade.
Participações ilustres nas baterias do Bodyboard – Itacaré também recebeu cerca de 70 atletas do bodyboard, vindo de várias cidades da Bahia como Lauro de Freitas, Salvador, Camaçari, Canavieiras, Ilhéus e atletas locais. Este é o evento de estreia da Associação de Bodyboard de Itacaré, em parceria com a FBSurf, FEBEB e ASI e o apoio da SUDESB e Prefeitura de Itacaré.
Os atletas disputaram sete categorias (profissional feminino e masculino, open masculino e feminino, sub 16, master masculino e a categoria social local, com isenção de taxa de inscrição). Destaque para a participação do campeão mundial Uri Valadão, da campeã brasileira Juliana Dourado e da campeã Pan americana Maylla Venturin, além de inúmeros outros atletas de alto nível.
Cultura Oceânica – O mar é o lar do surfista e por isso o trabalho de educação ambiental é fundamental, para desenvolver o respeito pela natureza e transformar os atletas em agentes multiplicadores desta consciência e postura ativa.
Nesta etapa, contamos com a presença de dois projetos incríveis que promovem a cultura oceânica através desta troca de conhecimento: o Projeto Baleia Jubarte e o projeto Ciência é Minha Praia. Durante três dias, atletas e o público da praia puderam explorar o mundo da biologia marinha de uma forma única, com atividades interativas para todas as idades, incluindo um aquário de toque e a exposição de espécies locais.
Encerramento do Circuito Baiano: Praia do Forte e Itacaré – O Circuito Baiano é um dos calendários mais robustos do Brasil, com a previsão de 10 etapas para 2024. As próximas três acontecem na Praia do Forte, com as categorias de Base, Profissional, Feminino e Master/Kahuna/Legend, entre os dias 22 a 24/11 (1ª Etapa), 29/11 a 01/12 (2ª Etapa) e 13 a 15/12 (3ª Etapa).
E fechando em grande estilo, a última etapa acontece nos dias 20 e 21 de dezembro na Tiririca, sede da Associação de Surf de Itacaré, que celebra 35 anos de atividade com uma grande festa de surf (categorias de base e profissional), música e atividades de conscientização ambiental e cultura oceânica.
CLASSIFICAÇÃO FINAL – ETAPA ITACARÉ
Sub 08
1 – Anahí Botelho
2 – Gustavo Dias
3 – Miguel Rodriguez
4 – Antony Pessoa
Sub 10
1 – Rudá Nascimento
2 – Yan Reis
3 – Rafa Galeno
4 – Anahí Botelho
Sub 12
1 – João Jesus
2 – Ruda Nascimento
3 – Rafael Galeno
4 – Bernardo Lerner
Sub 14
1 – Bernardo Bicalho
2 – Guilherme Simões
3 – Yan Rodrigues
4 – Jean Matos
Sub 16
1 – Yan Rodrigues
2 – Gabriel Leal
3 – Brayan Pessoa
4 – Numa Liory
Sub 18
1 – Miguel Cerqueira
2 – Gonçalo de Brito
3 – Brayan Pessoa
4 – Felipe Guerreiro
Feminino
1 – Maria Eduarda
2 – Amanda Lost
3 – Luna Jin ly
4 – Rosie Read
Open
1 – Alandreson Martins
2 – Gonçalo de Brito
3 – Nicolas Carvalho
4 – Davi Silva
Master
1 – Alanderson Martins
2 – Wallace Sampaio
3 – Marcelo Alves
4 – Jean Pessoa
Kahuna
1 – Marcelo Alves
2 – Janie Cardoso
3 – Jr Man
4 – Robson Vinhas
Legend
1 – Gabriel Macedo
2 – Paulo Falcon
3 – Ricardo Matos
Bodyboard Profissional Feminino
1 – Juliana Dourado
2 – Talita Dias
3 – Maylla Venturin
4 – Thaís Morato
Bodyboard Profissional Masculino
1 – Manuel Neto
2 – Lucas Rodrigues
3 – Everton Muniz
3 – Nadson Negale
Open Masculino
1 – Rodrigo Santos
2 – Jorge Gato
3 – André Souza
4 – Polho Tavares
Open Feminino
1 – Liz Bensabath
2 – Talita Dias
3 – Ale Nahra
4 – Thaís Morato
Master
1 – Glauber Santiago
2 – Vinicius Alvim
3 – Emerson Souza
4 – Gabriel Alvim
Sub 16
1 – Douglas Salvador
2 – Loize Gabriele
Social Local
1 – Loize Gabriele
2- Lauana Almeida
3 – Maysan
4 – Mariana Rodrigues