Encerrando o mês de comemorações à Consciência Negra, na próxima quinta, dia 28 de novembro, às 9h30, o Cineclube Augusto Omolu realizará sua última exibição de 2024, com o curta-metragem “Caluim”, dirigido pelo cineasta baiano Marcos Alexandre. A sessão encerra o ano com uma homenagem à resistência, à identidade e à cultura afro-brasileira. Para tornar a experiência inclusiva, a exibição contará com recursos de acessibilidade.
“Caluim” conta a história de uma atriz negra que enfrenta um tratamento peculiar em um set de filmagem composto por uma equipe majoritariamente branca. Com uma narrativa impactante, o curta explora questões raciais, sociais e de representatividade no audiovisual, convidando o público à reflexão sobre preconceitos estruturais e a força da identidade negra.
A sessão contará com a presença especial do diretor Marcos Alexandre e da atriz Meniky Marla, que compartilharão suas visões sobre o filme, além de detalhes do processo criativo e de preparação da atriz. Este será um dos últimos eventos do cineasta no Brasil antes de sua viagem aos Estados Unidos, onde participará de um curso de férias na renomada New York Film Academy, representando o talento baiano no cenário internacional.
O Cineclube Augusto Omolu é um espaço dedicado à exibição de filmes que promovem cultura, reflexão e aprendizado na comunidade da Baixa de Quintas. Criado pela Casa Augusto Omolu, ONG fundada em 2002 pelo coreógrafo Augusto Omolu, o cineclube busca integrar a comunidade local ao universo do cinema, promovendo acesso à produção audiovisual nacional com foco na diversidade e inclusão.
O Cineclube Augusto Omolu foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço
Exibição do curta-metragem “Caluim”
Data: 28 de novembro (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Casa Augusto Omolu (R. Fortunato Benjamin Saback, 93 – Baixa de Quintas)
Entrada gratuita