O sentimento de orgulho e alegria tomou conta do auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na tarde desta terça-feira (3/12). O local sediou o evento de certificação de 49 mulheres na segunda edição do Empreendedoras Braskem na Bahia. O projeto tem o objetivo de incentivar e qualificar mulheres para empreender e gerar renda em suas comunidades.
Uma das participantes do projeto, Amanda da Costa Nunes, 41 anos, comanda um negócio de fabricação de bolos junto com a irmã, Margarida da Costa Marques. As duas passaram a empreender por necessidade, após serem demitidas em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Para ela, o Empreendedoras Braskem ajudou a enxergar o potencial da empresa. “Aprendemos a calcular melhor o preço e a divulgar o negócio. Hoje a gente sabe quanto tempo gastamos na produção, quanto custa cada hora, melhorando a gestão da Cake Way”, ressalta.
Outra participante certificada pelo projeto em Camaçari é Jacijane Lago dos Santos, 47 anos. Ela possui uma confecção de produtos de cama, mesa e banho personalizado e sustentável, que utiliza tecidos que seriam descartados. Foi por meio das aulas, que Jacijane afirma ter aprendido a trabalhar sua empresa de forma sustentável, econômica e com uma gestão eficiente.
“O curso foi importantíssimo em toda a parte de gestão administrativa e financeira, em como precificar uma peça, por exemplo. Além disso, fortaleceu a veia sustentável do meu empreendimento, porque além de utilizar retalhos para fazer meus produtos, o que sobra de tecido eu doo para pessoas que fazem tapete, entre outros produtos”, destaca.
Reconhecimento – Antes da certificação das participantes do projeto, foram apresentados para uma comissão julgadora, os pitchs dos 10 negócios que mais se destacaram durante o curso. A banca de juradas selecionou os três melhores. A campeã desta edição do Empreendedora Braskem foi Ane Rodrigues Oliveira, que apresentou seu Muka Chips, produção de banana chips com desenvolvimento de práticas de sustentabilidade. Já o segundo lugar foi conquistado pelas irmãs Amanda Nunes e Margarida Marques e seu Cakes Way. Na terceira posição ficou Gilmária da Costa Ferreira e o Lollipop, sua confecção de roupas infantis. As três receberam uma premiação em dinheiro, como forma de reconhecer o esforço e estimular a continuidade dos projetos.
O júri foi composto pela consultora do Sebrae, Fernanda Becevelli; pela consultora e mentora de negócios, Jana Amorim; e pela jornalista Silvana Oliveira. Os critérios de avaliação dos pitchs foram qualidade da apresentação, inovação, criatividade e sustentabilidade dos negócios, escalabilidade, viabilidade e potencial de mercado dos produtos ou serviços.
Foto: Divulgação
“Esta segunda edição do Empreendedoras Braskem deixou ainda mais claro para nós que temos aqui na Bahia mulheres extremamente criativas e dispostas a trabalhar em busca de uma vida melhor. Tudo que elas precisam é ter acesso ao conhecimento e as ferramentas necessárias para que possam desenvolver seus negócios. Agora já são mais de 90 empreendedoras capacitadas”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Ao longo dos quatro meses de projeto, cuja capacitação foi ministrada pela Junior Achievement Bahia, foram apresentados às participantes os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo Recursos Humanos, Finanças, Produção, Marketing e Vendas. Ao todo, foram 60 horas de aprendizagem em 20 encontros semanais. Durante as aulas práticas, as participantes tiveram a possibilidade de criar seus próprios produtos, elaborando relatórios, calculando lucro e passando por toda a experiência de ter um empreendimento real.
O Empreendedoras Braskem iniciou sua primeira edição na Bahia em maio deste ano e, no total, 91 mulheres foram capacitadas pela iniciativa nos municípios de Simões Filho e Camaçari.
Conheça os 10 negócios que mais se destacaram no Empreendedoras Braskem em Camaçari:
Nome: Grasiela da França Santos Sousa
Empresa: Confeitaria da Lara
Tipo de negócio: produção de bolos e confeitaria
Nome: Lindinauva de Sousa e Silva
Empresa: Negra Lindy
Tipo de negócio: sex shop
Nome: Islanne Santos de Jesus
Empresa: Espetinho na Brasa
Tipo de negócio: segmento alimentício
Nome: Ane Rodrigues Oliveira
Empresa: Muka
Tipo de negócio: produção de banana chips com desenvolvimento de práticas de sustentabilidade
Nome: Flaviana de Araujo Peniche
Empresa: Desguarda Roupa
Tipo de negócio: brechó com foco em sustentabilidade e economia circular
Nome: Amanda Patrícia da Costa Nunes e Margarida Bertoldo da Costa Marques
Empresa: Cakes Way
Tipo de negócio: produção de bolos caseiros
Nome: Jacijane Lago dos Santos
Empresa: Casa e Charme
Tipo de negócio: corte e costura utilizando restos de tecido que seriam descartados
Nome: Adriana Aragão Caetano Moura
Empresa: Crochê da Dri
Tipo de negócio: trabalha com crochê
Nome: Eunice Gonçalves das Chagas dos Santos
Empresa: Bordados Eunice
Tipo de negócio: costura e bordados
Nome: Gilmária da Costa Ferreira
Empresa: Lollipop
Tipo de negócio: confecção de roupas infantis