No terceiro dia da 33ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) – maior do gênero do Norte-Nordeste -, realizada no Parque de Exposições de Salvador, com programação até o próximo domingo (8), 160 estudantes de quatro escolas da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas tiveram a oportunidade de explorar o evento e sua grade diversificada. A feira oferece exposições de animais e produtos agropecuários, shows, atividades infantis como a Arena Pônei, o Espaço Kids e a Casa do Papai Noel, além de mais de 25 estandes que disponibilizam serviços gratuitos no Espaço +Bahia, uma iniciativa do Governo do Estado.
Nesta terça-feira (3), participaram da visita os alunos do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeinfor) Mãe Stella, bem como dos colégios estaduais Professor Rômulo Almeida e São Daniel Comboni, ambos de Salvador, e o Américo Simas, de Lauro de Freitas. A experiência reforça o compromisso da educação pública em proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprendizagens integradas ao mundo do trabalho e à cultura local.
Mais que uma feira, a Fenagro é um espaço de vivência e aprendizado, conectando teoria e prática por meio da troca de conhecimentos e do contato direto com exposições de animais, máquinas agrícolas, produtos agropecuários, palestras e cursos formativos. “É uma experiência única para esses estudantes. São meninos que vivem na rede social e nunca tiveram contato com a vida no campo. Não sabem o que é plantar e colher. A gente educa também pela sensibilidade. A vida brota aqui”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, Jeane Queiroz, acompanhando uma turma de 40 estudantes da unidade escolar.
Para a estudante do 2º ano do Colégio Professor Rômulo Almeida, Vitória Campos Lopes, 17 anos, a visita é uma oportunidade de ver, na prática, o aprendizado na escola. “Saímos da sala de aula da disciplina Ecossistema diretamente para o meio rural, onde todos esses trabalhos expostos aqui se complementam e nos dão uma visão geral do que é a vida no campo”, revela.
Até a próxima sexta-feira (6), a expectativa é de que cerca de 800 estudantes e 80 professores da rede estadual visitem o evento para conhecer, também, o estande da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com produtos desenvolvidos por alunos das escolas estaduais de Ilhéus, Arataca, Gandu e Ipiaú. Entre os destaques, estão chocolates e sabonetes produzidos pelos alunos e professores de cursos técnicos em Agroindústria, Produção Alimentícia e Química de cinco unidades escolares da rede estadual.