Ao longo de 2024, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), executou e entregou à população uma série de intervenções relevantes tanto na sede quanto na costa e na zona rural do município.
No primeiro semestre, no mês de fevereiro, a Avenida Concêntrica, via que possui extensão de 2.800 metros (m) e conecta os bairros Gleba B, Alto da Cruz e Camaçari de Dentro, foi entregue totalmente requalificada. As obras do projeto incluíram aplicação de nova pavimentação asfáltica, com sinalização viária, tanto horizontal quanto vertical; bem como instalação de novos passeios com acessibilidade em piso intertravado, tipo sextavado; paisagismo; e a implementação de um novo sistema de drenagem.
Em abril, foi a vez da entrega das obras de edificação da Ponte da Avenida Rio Camaçari. O projeto da nova estrutura, que faz ligação entre os bairros Camaçari de Dentro, Dos Quarenta e Seis, e Jardim Brasília, e abrange uma extensão de 24 metros (m), compreendeu a implementação de pavimentação, duas vias com acessibilidade, calçadas para pedestres, guarda-corpos, defensas de concreto e sinalização.
Partindo para o segundo semestre, em setembro, houve a conclusão das intervenções da Cidade do Saber, espaço considerado um complexo integrado de educação, cultura, esporte e lazer, que passou por requalificação em toda sua ambiência; e a requalificação das praças Abrantes e Doutor Severino Elias Paiva de Araújo (antiga Primeiro de Maio), ambas localizadas na Rua Duque de Caxias, no Centro.
As entregas se avolumaram no mês de outubro, oportunidade em que a cidade recebeu as creches municipais Professora Eunice Pereira dos Santos e Pedro Florentino Bomfim, localizadas no bairro Ponto Certo e na localidade Catu de Abrantes, respectivamente. Ambas projetadas seguindo o Projeto Padrão Tipo 1, desenvolvido para o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal.
Ainda em outubro, ocorreu a entrega das obras de requalificação da ligação que conecta as avenidas das Palmeiras e Industrial Urbana ao Trevo da Cascalheira; bem como o novo Mercado Municipal de Barra do Pojuca, que foi totalmente requalificado e recebeu um ambiente moderno e acolhedor.
No mesmo período, mais um centro de abastecimento municipal foi entregue completamente requalificado à população, o Mercado de Monte Gordo. Além disso, também em outubro, foram concluídas, a requalificação e urbanização de Guarajuba, que transformaram a localidade em um lugar mais moderno, acessível e acolhedor, onde o lazer e a mobilidade caminham lado a lado, preservando a identidade do local, oferecendo mais infraestrutura e novos espaços de socialização para todos.
De acordo com a Seinfra, no quesito mobilidade e infraestrutura, foram pavimentadas 85 ruas, o que totalizou 25,6 quilômetros (km) de malha asfáltica, entre 61 vias da sede, e 24 da costa do município. Além disso, foram realizadas 322 ações de tapa-buraco; 45 ruas receberam serviços de melhoramentos; foram construídos 52 passeios; 115 obras de drenagem; seis serviços de contenção; somados à limpeza de 477 fossas sépticas e de 51 canais distribuídos na cidade.
Dentre as ações, foram instalados nos condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal, dez novos parques infantis, a fim de proporcionar opções de lazer e melhores condições de sociabilidade para a criançada. Deste total, somente nos residenciais localizados no bairro Jardim Limoeiro, na sede, foram instalados sete. Os demais se dividiram entre o Ponto Certo, também situado na sede; e em Barra do Jacuípe, na costa camaçariense.
Seguindo com o pensamento de manter a qualidade de vida e o bem-estar da população como um todo, a gestão municipal potencializou a entrega de espaços qualificados destinados ao convívio social, bem como à prática esportiva, como praças e campos de futebol. No somatório, ao longo do ano, foram entregues mais de 42 novos equipamentos, entre 19 praças e 23 campos, dos quais nove são equipados com grama sintética. Como exemplos, na sede, foram beneficiadas a Praça da Rua da Esperança, no bairro Nova Aliança (Phoc I), espaço que também teve o campo qualificado com grama sintética. Na costa, um exemplo de espaço que recebeu melhoramento semelhante, com gramado sintético, foi o campo de Futebol do Caminho do Mar II, em Barra do Jacuípe, localidade onde a Praça da Boa Esperança recebeu obras de melhoramento.
E não para por aí, pois, pelo desenvolvimento da cidade, e pela melhora crescente na qualidade de vida da população, o governo segue com um total de 19 ações em andamento, com obras em diversos pontos de Camaçari. Entre elas, a requalificação e urbanização em Itacimirim, na costa; a obra de requalificação da edificação do Cineteatro, que fica na Avenida Eixo Urbano Central, no Centro; e a construção das creches municipais no bairro Novo Horizonte, situada na Rua Bahia, do Residencial Parque São Vicente, na Lama Preta, e do Verde Horizonte, na Rua Praia da Ponta.
Foto: Tiago Pacheco/Jean Victor/Josué Silva