O iFood, empresa brasileira de tecnologia, encerra o ano de 2024 com 380 mil estabelecimentos cadastrados na plataforma, reflexo da consolidação do delivery como hábito entre os brasileiros. No balanço da área de restaurantes, a comida mais pedida continuou a ser o hambúrguer, mas clientes passaram a buscar por outras categorias no delivery, diversificando, ainda mais, as chances de sucesso para os empreendedores na plataforma.
Em 2024, a categoria que mais cresceu em número de pedidos no iFood foi a marmita, com alta de 18% em todo o país. O segundo lugar ficou com itens de padaria, que aumentaram 11%. Em seguida, estão os pedidos de açaí, que cresceram 9%.
Bahia
Por ordem de categorias que mais cresceram em pedidos:
- Marmita (41%)
- Pastel (32%)
- Açaí (21%)
- Padaria (20%)
- Hambúrguer (19%)
“Quando olhamos para o ano de 2024 da vertical de restaurantes, vimos que conseguimos ampliar as oportunidades a mais empreendedores, que encontram no iFood parte importante da renda. O iFood teve papel fundamental para consolidar o hábito do delivery entre brasileiros, que estão cada vez mais buscando a plataforma para consumir todo tipo de culinária. Nosso esforço é para que o app, que conecta tantos restaurantes, entregadores e clientes, seja sempre uma oportunidade de crescimento e renda aos empreendedores do país”, afirma Beatriz Pentagna, diretora de marketing para negócios do iFood.
Neste ano, os restaurantes tiveram uma média mensal de 653 milhões de visualizações de pratos. E 160 mil estabelecimentos parceiros se destacaram com o Selo Super, programa criado pelo iFood para reconhecer aqueles que oferecem as melhores experiências no delivery aos clientes. Por falar em clientes, foram 21 milhões de novos consumidores na plataforma. Ao todo, o iFood movimenta 110 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 360 mil entregadores conectados, 380 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.500 cidades brasileiras.
Novos restaurantes na plataforma
O iFood é uma opção aos donos de restaurantes que também querem começar a empreender a aos que já estão consolidados e passam a ver no delivery uma opção relevante para o crescimento dos negócios. Em 2024, chegaram quase 60 mil novos restaurantes à base, sendo a grande parte composta por pequenos e médios.
Retrospectiva para restaurantes
A partir do dia 16 de dezembro, cada restaurante cadastrado na plataforma receberá um conjunto de insights valiosos sobre 2024, transformando dados em oportunidades para expandir horizontes e cultivar conexões ainda maiores com os clientes em 2025. As informações que os parceiros terão acesso:
- Horário/turno que os clientes mais pedem
- Quantidade de avaliações positivas
- Tags positivas em avaliação
- Quantidade de clientes novos
- Quantidade de clientes fiéis
- Quantidade de meses em que foi Super
- Quantidade mensal de visualizações dos pratos
Melhorias realizadas no app em 2024
Com o compromisso de melhorar constantemente o app para restaurantes, o iFood aperfeiçoou recursos, funcionalidades e implementou novidades. As mudanças otimizaram tanto a rotina dos donos de restaurantes quanto a usabilidade para os clientes. As novidades foram resultado do diálogo constante com os parceiros, sobretudo por meio do Fórum de Restaurantes, realizado para promover trocas entre a empresa e os donos dos estabelecimentos cadastrados na plataforma.
As principais melhorias englobam cardápio, atendimento, cancelamento de pedidos e gerenciamento financeiro para os restaurantes, além de outras áreas que impactam diretamente a operação, usabilidade e atendimento para os parceiros e clientes.
Por exemplo, o cardápio do aplicativo foi otimizado. Agora o restaurante consegue criar combos com muito mais facilidade e detalhes, adicionar fotos em todas as opções de pizza no caso de sabores meio a meio, possibilidade de precificação com o valor mais alto dos dois sabores ou uma média de cada. Além disso, a inteligência artificial facilita gratuitamente a digitalização de um cardápio existente para importar as informações para o app.
Já com relação aos cancelamentos, o iFood criou mais ferramentas de negociação com o cliente, para que seja possível, por exemplo, enviar um cupom ou reenviar um item que ficou faltando ou apresentou algum problema, no caso de solicitações pós-entrega. Em 2023, as melhorias neste âmbito reduziram o cancelamento de pedidos em cerca de 10%. Neste ano, a redução foi de 23%.
Outro exemplo de melhoria é no atendimento ao cliente. Uma das novidades é a notificação de atualização do status do chamado, gerando maior clareza e visibilidade do andamento das solicitações. O iFood também começou a implementar uma funcionalidade de transcrição de áudio, para que o parceiro possa informar a necessidade por meio de uma mensagem de voz quando precisar de ajuda do suporte da plataforma. Com isso, é possível ter mais agilidade no atendimento. As mudanças aceleraram o tempo de resposta e interação com a plataforma, reduzindo o tempo de abertura de chamado de 2 minutos para 34 segundos.
iFood Move
Em 2024, o iFood organizou, pela primeira vez, o iFood Move, o maior evento dedicado a restaurantes na América Latina, atraindo 10 mil participantes ao longo de dois dias. Os parceiros saíram do evento equipados com informações práticas para melhorar as operações diárias de seus restaurantes, além de insights inspiradores para impulsionar seus negócios. A segunda edição do evento está marcada para 2025.
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