Com o fim do ano chegando, é natural querer se preparar para as festas, principalmente o Réveillon. Essa preparação contribui para um aumento do autocuidado, fator intrinsecamente ligado a sensação de bem-estar emocional, aumentando a disposição e reforçando uma imagem positiva de si mesma(o).
Desse modo, cuidar da aparência não é apenas uma questão estética; trata-se de um reflexo de autocuidado e autovalorização, com impactos positivos na saúde mental e nos relacionamentos sociais. O estudo “Benefícios dos procedimentos estéticos na melhora da autoestima”, publicado na ResearchGate, conclui que cuidados estéticos não apenas melhoram a aparência física, mas também contribuem para uma melhora na autoestima. Desse modo, há uma relação direta entre vaidade e autoestima, em que o autocuidado se converte em uma sensação de bem-estar emocional.
Pensando nisso, a Dra. Rebeka Sobral, dermatologista da clínica Áurea Dermatologia, destaca que cuidar de si vai muito além de um olhar vaidoso. “É preciso entender que a vaidade, esse olhar com zelo e cuidado para si, auxiliam uma pessoa a se reconhecer enquanto ser humano, a reconhecer sua beleza, e reforçam uma autoimagem positiva. Nas festas de fim de ano, esse desejo por se apresentar bem é reforçado, principalmente pela possibilidade de conhecer novas pessoas e tornar alguns sonhos realidade”, comenta.
Assim, com a chegada dos festejos de fim de ano, escolher a maquiagem, quais cuidados com a pele tomar, além de manter a nutrição em dia ganham ainda mais importância. Nesse contexto, a especialista recomenda produtos que sejam formulados com ingredientes seguros e ofereçam benefícios para a pele.
o ideal é ter em mente produtos como maquiagens hipoalergênicas, desenvolvidas com o objetivo de reduzir os riscos de reações alérgicas; maquiagens não comedogênicas, evitando o bloqueio dos poros e reduzindo a chance de acne e oleosidade excessiva; e maquiagens com FPS, que fornecem proteção contra raios UV. Além disso, para manter a saúde da pele antes dos encontros de fim de ano, a especialista recomenda realizar uma limpeza leve, ajudando a renovar a pele. Drenagens linfáticas também são úteis, podendo contribuir para o desinchaço, deixando o corpo mais leve.
Mas não só de cuidados com a pele se dá a preparação para as festas de fim de ano: a boa nutrição também é essencial. Nelciene Borges, nutricionista da clínica Áurea, reforça a importância de manter uma alimentação adequada, garantindo energia, leveza e uma relação mais positiva com o próprio corpo. “O recomendado é evitar excessos e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e com muito sal nos dias anteriores, podendo causar indisposição. É essencial estar bem hidratada, evitando inchaço e muita retenção de líquido. Alguns chás naturais com características diuréticas como chá de hibisco ou verde também contribuem para diminuir a sensação de inchaço”, explica Nelciene.
Ela ressalta o consumo de alimentos leves como saladas frescas, frutas e proteínas magras para evitar inchaço indesejado, bem como o consumo de alimentos anti-inflamatórios, a exemplo de morangos, mirtilos e cerejas, ricos em antioxidantes que combatem inflamações e promovem uma pele radiante. Assim, unir uma boa alimentação a cuidados adequados com a pele é o ideal para estar radiante no fim do ano, contribuindo para a sensação de bem-estar e reforço da autoestima.