A partir de janeiro de 2025, as empresas de ônibus Brisa e Cidade das Águas vão deixar de operar na região metropolitana. As empresas atendem cidades como Camaçari, Mata de São João e Dias D’Ávila. Uma terceira empresa vai assumir as linhas, mas os horários e itinerários poderão sofrer alterações.
De acordo com a Univale, dona das duas empresas, a decisão foi tomada devido a concorrência com os transportes clandestinos. Até esta sexta-feira (12), cerca de 120 funcionários receberam aviso prévio em relação a demissão.
Com isso, a empresa Expresso Vitória vai assumir a operação. De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), a expectativa é que os passageiros não fiquem sem ônibus, mas novos horários e itinerários não foram divulgados.
Ainda segundo a Agerba, as tarifas vão seguir as mesmas e a nova empresa vai aceitar o cartão metropasse.
Confira as linhas que serão afetadas pela mudança:
- 803A2: Nova Dias D’Ávila x Terminal Águas Claras
- 844: Camaçari x Nova Dias D’Ávila via BA 093
- 861: Mata de São João x Terminal Águas Claras
- 889A: Dias D’Ávila x Itapuã via BA 099 / Aeroporto
- 889A2: Mata de São João x Itapuã via Dias D’Ávila
- 889E: Camaçari x Itapuã via BA 099 / Aeroporto
- 900: Dias D’Ávila x Arembepe via Jauá
Em um intervalo de dois anos, essa é a quarta empresa que encerra as atividades na região metropolitana. Primeiro, saíram as empresas VSA e BTM, seguidas pela Costa Verde, após 26 anos de operação.
G1