Em apenas um ano, a Galeria Mercado tornou-se mais uma parada obrigatória para quem está na capital baiana. Desde o dia 10 de janeiro de 2024, o espaço que une arte contemporânea e tradição no subsolo do Mercado Modelo, já registrou mais de 150 mil visitas, com público diverso, entre baianos, turistas de todo o Brasil e de mais de 40 países dos cinco continentes. Em seu perfil no Instagram, a Galeria — muito conhecida por seus espaços instagramáveis — já acumula mais de 30 mil seguidores.
O subsolo do Mercado Modelo ficou desativado por mais de 10 anos. Para abrigar a Galeria Mercado, a Prefeitura realizou a restauração de toda a estrutura das arcadas em pedra e recompôs o acesso ao subsolo, implantando um sistema de renovação do ar e criando ilhas de conforto climatizadas, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar a beleza e a grandiosidade do edifício que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Com curadoria de Thais Darzé, a Galeria foi idealizada como um espaço dedicado à preservação da história do Mercado Modelo, ressaltando figuras de grande relevância para sua trajetória, como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois, Mãe Senhora, Mestre Caiçara, entre outros. Além disso, busca consolidar-se como mais um importante local no panorama cultural e artístico de Salvador. De acordo com a Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm), a grande circulação de visitantes no equipamento cultural também gerou impacto positivo para os 263 lojistas do mercado.
Para Pedro Tourinho, secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), celebrar o aniversário do espaço é extremamente significativo. “Colocamos luz e arte num subsolo que estava há anos abandonado, e hoje temos o equipamento cultural mais visitado da cidade, um dos mais visitados do país, e tudo com artistas baianos de diversas gerações e com a história do próprio lugar. A Galeria do Mercado é exemplo do poder de transformação que a cultura tem”, disse.
Sobre a importância do projeto e o impacto cultural da Galeria Mercado, a curadora Thais destaca a singularidade dessa realização. Foi uma experiência única curar e ser uma das idealizadoras desse espaço, que hoje interage com a cidade de uma forma muito potente, dialogando com nosso povo, nossa gente, nossa ancestralidade e, principalmente, valorizando e resgatando nossa memória. Agradeço imensamente à Secult e à Prefeitura Municipal de Salvador pela confiança e pela sensibilidade de entregar à nossa cidade um equipamento como a Galeria Mercado.
Para celebrar um ano de abertura, nesta sexta-feira (10), a entrada será gratuita e às 15h acontece um bate-papo com o artista Vinícius S.A., que assina a obra “Lágrimas”, e a fotógrafa Amanda Tropicana, responsável pela fotografia exposta do cantor, compositor e instrumentista, Chocolate da Bahia, para compartilharem as histórias por trás de suas obras e como elas se conectam com o espaço da Galeria e com a cidade.
Já passaram pelo equipamento o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, personalidades como o artista plástico Vik Muniz, a atriz e apresentadora, Regina Casé, a atriz Glória Pires, o ator Bruno Gagliasso e sua esposa, a atriz e modelo Giovanna Ewbank, o cantor Xande de Pilares, além do chef francês Claude Troisgros.
Espaço expositivo
O acervo permanente da Galeria conta com obras de artistas renomados como Mário Cravo Jr., com suas esculturas “Exú” e “Cabeça”, parte da série Cabeças de Tempo, Rubem Valentim, com a Série Templo de Oxalá, e a instalação Lágrimas, de Vinícius S.A., composta por 15 mil lâmpadas recicladas, que se tornou a queridinha do público visitante. Além disso, o espaço reúne um levantamento histórico sobre o Mercado Modelo, seus antigos edifícios e o resgate das principais personalidades que marcaram a história do local, incluindo a história do subsolo do mercado.
O programa educativo, desenvolvido juntamente com a Casa das Histórias de Salvador, desempenha um papel fundamental na ampliação e consolidação da produção de conhecimento com o objetivo de transformar o espaço expositivo em algo vivo, dinâmico e acessível. Por meio de mediações e atividades lúdicas, o programa educativo, implementado no mês de outubro, já realizou 18 ações de estímulo à conexão do visitante com as obras e acervos, tornando a experiência mais significativa. Além de oferecer recurso didático-pedagógico junto às instituições de ensino e sociais, promovendo a construção do saber de forma contínua e inclusiva para diferentes públicos.
A Galeria Mercado é um equipamento cultural da Prefeitura de Salvador, gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.
SERVIÇO
Aniversário da Galeria Mercado
Acesso gratuito nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Retirada do ingresso: Plataforma Sympla (somente no dia)
Funcionamento: Das 10h às 18h, com entrada até às 17h30
Endereço: Subsolo do Mercado Modelo – Praça Maria Felipa, s/n – Comércio