Nesta quinta-feira (16), as Polícias Civil e Militar atuam para garantir a segurança de milhares de baianos e turistas que participam da Lavagem do Bonfim, uma das maiores manifestações culturais e religiosas da Bahia. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, “a PM está distribuída de forma efetiva, com 1.602 policiais militares, para trazer a tranquilidade de sempre na festa”. O gestor destacou que o evento marca o início do grande calendário de festas da capital baiana e reforçou o desejo de que seja uma celebração tranquila e segura para todos os participantes.
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, também ressaltou o planejamento especial para a festa. “São quase 200 policiais, um investimento de mais de 30 milhões de reais, utilizando também o que existe de mais moderno em termos de tecnologia e inteligência policial para que juntos possamos fazer uma festa de muita fé e alegria, que encanta baianos e turistas”.
Além disso, a delegada informou que foram instalados três pontos de registro de ocorrências ao longo do percurso do cortejo, facilitando o acesso aos serviços de segurança. “Teremos postos de registro de ocorrências na parte baixa, na Conceição da Praia, outro na parte baixa do Bonfim e um na parte superior. Haverá também reforço na Terceira Delegacia, na Delegacia de Proteção ao Turista e na delegacia da Barra. Além disso, contaremos com policiais atuando de forma descaracterizada para monitorar as ocorrências em tempo real e realizar a prisão de indivíduos que, porventura, não estejam aqui movidos pela fé ou pela alegria, mas com a intenção de cometer algum tipo de delito”, explicou.