A Prefeitura de Salvador iniciou nesta quinta-feira (6) uma série de cursos de formação em atendimento a pessoas com deficiência para os colaboradores da Casa das Histórias e da Galeria Mercado, equipamentos culturais no bairro do Comércio. A capacitação é uma iniciativa da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD) da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Os cursos, que acontecem entre fevereiro e maio, abrangem capacitação em Libras, em audiodescrição e em atendimento a pessoas com autismo, além de abordar direitos das pessoas com deficiência e formas de acolhimento. O objetivo é ampliar a acessibilidade nos equipamentos culturais do município.
Segundo Daiane Pina, diretora da DPCD, o treinamento visa garantir que qualquer cidadão tenha pleno acesso à cultura, ao turismo e ao lazer. “Estamos formando diversos setores da prefeitura para que o atendimento seja inclusivo e respeitoso”, destaca.
A formação também traz reflexões sobre como a sociedade encara a deficiência. Flávia Mendonça, psicopedagoga, reforça a necessidade de mudar conceitos enraizados. “O autismo, por exemplo, ainda choca a sociedade. Trabalhamos para que todos compreendam a importância de respeitar as diferenças”, explica.
O curso não se limita a uma área específica. Camila Carmo, analista de conteúdo e de acessibilidade da Casa das Histórias, explica que todos os colaboradores participam, desde a equipe de mediação até a limpeza e administração. “A inclusão deve estar presente em todas as etapas do atendimento”, afirma.
A programação segue com novos encontros em fevereiro, abordando temas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Microcefalia.
Os próximos módulos acontecem nos dias 13 e 20 de fevereiro (quintas-feiras), das 14h às 15h e das 15h às 16h. Durante essas aulas, os participantes terão acesso a conceitos teóricos e atividades práticas para aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência.
Fotos: Otávio Santos / Secom PMS