O sedentarismo entre crianças e adolescentes tem se tornado uma preocupação global e a escola desempenha um papel fundamental na promoção da atividade física. No Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição do Jacuípe, a estudante Gleyde Munnyk Oliveira Silveira desenvolveu o projeto “Oficinas de handebol: combatendo o sedentarismo entre estudantes da rede estadual de ensino de Conceição do Jacuípe, no interior baiano, sob a orientação da professora Évila Dias de Jesus. O projeto, realizado dentro do Programa Educa Mais Bahia, fortalece a Educação Integral por meio de oficinas que ampliam o tempo de permanência dos alunos na escola.
Na pesquisa, a estudante utilizou a metodologia qualitativo-quantitativa, aplicando o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) para avaliar os níveis de sedentarismo dos estudantes. As oficinas de handebol foram realizadas ao longo do segundo semestre de 2024 e, ao final do período, foi feita uma nova análise para verificar o impacto da prática esportiva na rotina dos alunos. O estudo revelou um aumento significativo no interesse dos estudantes pela atividade física, demonstrando a importância de iniciativas como essa para incentivar hábitos mais saudáveis no ambiente escolar.
Quando desenvolveu o projeto, Gleyde estava no 3º ano do Ensino Médio. Agora, em 2025, cursa Fisioterapia na Unex – Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana. Para ela, o incentivo à prática esportiva deve ser prioridade nas escolas. “A maioria dos alunos não tinha interesse em atividade física. Com as oficinas, conseguimos mobilizar a comunidade escolar e despertar o interesse pelo esporte”, destacou. A experiência reforça o papel do Educa Mais Bahia na construção do protagonismo juvenil e no desenvolvimento de projetos alinhados à realidade dos estudantes.
No Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição do Jacuípe, inclusive, acontece, na próxima segunda-feira (10), a aula inaugural do ano letivo de 2025 da rede estadual, com o tema Educação Sustentável, Inovadora e que Cuida da Aprendizagem na Bahia. O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Educação, Rowenna Brito, reforçando o compromisso do Estado com uma educação que valoriza o protagonismo dos estudantes e a formação integral.
Fotos: Denise Queiroz