A efervescência da axé music encontra a atitude do rock na “Noite de Fricote”, o show da banda Bumbum Astral, que se apresenta na Casa da Mãe nos dias 08 de fevereiro, a partir das meia noite, para quem curtir um after especial do show de Maria Bethânia e Caetano e dia 24 de janeiro, às 21h, quando o Bumbum Astral se despede da Casa da Mãe. A apresentação é uma homenagem especial ao mestre Luiz Caldas, figura central na criação e popularização do gênero, que completa 40 anos de história em 2024.
Com um repertório emblemático revisitado sob uma nova roupagem, a banda propõe uma fusão sonora inusitada e contagiantes performances no palco. O público pode esperar uma noite provocativa, vibrante e repleta de atitude, onde as músicas icônicas de Luiz Caldas ganham novas camadas sonoras com a energia do rock. Para tornar cada noite ainda mais especial, convidados surpresa subirão ao palco em cada apresentação.
Bumbum Astral: Rock Experimental Para Dançar e Se Envolver
A Bumbum Astral nasceu do desejo dos músicos Paulo Mutti e Brina Costa de explorarem novas sonoridades, sem amarras a rótulos ou convenções. A banda transita entre diversos gêneros, sem perder a essência roqueira em termos de energia e sonoridade.
Mutti, músico baiano radicado no Rio de Janeiro, tem uma sólida carreira como produtor musical, guitarrista e compositor, trazendo influências do jazz e dos ritmos afro-brasileiros. Já Brina, cantora e compositora paulistana também radicada no Rio, carrega uma trajetória marcada por canções que abordam amor, política e questões do feminino, sempre com muita intensidade e expressividade.
O nome irreverente da banda surgiu de uma conversa espontânea entre os artistas. “Queríamos algo que transmitisse diversão, liberdade e movimento. Passamos por várias ideias até que chegamos em Bumbum Astral, que carrega esse significado múltiplo e lúdico”, explica Mutti. Brina completa: “Tem esse tom divertido e despretensioso que era tão comum nos anos 80, como nas bandas Paralamas do Sucesso e Biquíni Cavadão. Casou perfeitamente com o nosso trabalho.”
Uma Viagem Sonora com a Energia do Rock e a Malícia do Axé
Com um time afiado de músicos, a Bumbum Astral promete transformar a Casa da Mãe em um verdadeiro baile dançante ao som de Luiz Caldas. A formação conta com Brina Costa nos vocais, Paulo Mutti na guitarra e vocais, Ivan Huol na bateria, Gonçalves no baixo e Pedro Fonseca nos teclados.
No palco, o grupo entrega performances incendiárias e releituras inovadoras, que mantêm a essência irreverente e contagiante da axé music, ao mesmo tempo em que agregam elementos do rock e da experimentação musical.
Sobre Paulo Mutti
Paulo Mutti é um músico baiano radicado no Rio de Janeiro, atuando como diretor e produtor musical, guitarrista, compositor e arranjador. Desde a infância, esteve imerso na rica musicalidade do Recôncavo Baiano, influenciado por samba de roda, capoeira, maculelê e a MPB. Em sua carreira, já tocou ao lado de artistas como Elza Soares, Baby do Brasil, Luiz Melodia, Chico César, Toninho Horta, Letieres Leite e nomes internacionais como Joshua Redman, Steve Coleman e Didier Lockwood.
Dentre suas premiações, destacam-se:
- Prêmio Caymmi de Música (2015) na categoria Melhor Arranjo, com a produção da faixa “Odisseia Baiana”.
- Melhor Música Instrumental no XI Festival de Música Educadora FM (2013) com a composição “Nas Águas do Subaé”.
Sobre Brina Costa
Brina Costa é cantora, compositora e produtora musical paulistana, radicada no Rio de Janeiro. Suas canções abordam temas como amor, política e as questões do feminino. Com mais de 20 anos de carreira, já produziu trilhas sonoras para espetáculos teatrais e curtas-metragens, e dividiu palco com artistas como André Abujamra, Mário Manga e Chico César.
Brina lançou os discos “Anônima” (2019) e “Fora da Palavra” (2022), este último trazendo faixas inéditas e uma releitura emocionante de “Paralelas”, de Belchior. Atualmente, está em turnê com o show “Fora da Palavra”, passando por cidades do Brasil e da Europa, como Lisboa, Barcelona, Londres, Altamura e Taranto.
Serviço
O quê: Show “Noite de Fricote” – Bumbum Astral Quando: 08 de fevereiro, a partir da meia noite e 24 de fevereiro, às 21h Onde: Casa da Mãe, Rio Vermelho Ingressos: R$ 40