Com a atuação do Corpo de Bombeiros, foi debelado o incêndio que atingiu uma parte da Câmara Municipal de Salvador no início da tarde desta segunda-feira (24). Será realizada uma perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para identificar as causas e o local exato do início do incêndio. O prédio foi evacuado e não houve feridos.
De acordo com o chefe da Assistência Militar da Câmara, coronel Marcelo Grun, as chamas atingiram inicialmente o teto do prédio, na área do Salão Nobre, e o fogo ficou entre o teto e o forro, não atingindo a parte interna.
“Nossas equipes já estavam combatendo na parte interna. Foi graças a esse combate interno que nós conseguimos neutralizar o incêndio. O Corpo de Bombeiros chegou rápido, fez o seu combate e impedimos que o fogo se alastrasse. E o prédio vai ficar seguro”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Adson Marquezine.
O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Maurício Trindade (PP), afirmou que o Paço é “um prédio histórico, de mais de 400 anos, e, no ano passado, foi feita uma revisão elétrica e de segurança. Então, será apurada a origem desse incêndio. Aparentemente, foi na parte elétrica. Toda essa região do Centro Histórico precisa, realmente, de um plano de segurança e de combate à incêndio”.
Maurício Trindade afirmou que a equipe da Casa “identificou a tempo e tirou todo o material que havia no Salão Nobre, que é histórico. Tiramos todas as peças de louça, quadros e móveis. A princípio, não perdemos nada. Agradeço o esforço de todos”, afirmou o vereador.
O Memorial da Câmara Municipal de Salvador e as obras de arte que contam a história da cidade estão intactos, segundo informações da equipe do Corpo de Bombeiros.