O atacante brasileiro Vinicius Júnior foi novamente alvo de ataques racistas durante uma partida na Espanha. O caso ocorreu na última quarta-feira (26), em San Sebastián, durante o confronto entre Real Sociedad e Real Madrid, válido pela Copa do Rei.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um torcedor da equipe basca imitando um macaco em direção ao jogador. O episódio aconteceu quando Vinicius estava próximo à lateral do campo e recebia xingamentos da torcida adversária. O brasileiro reagiu às provocações pedindo mais barulho e sorrindo de forma irônica. No momento do gesto racista, Vinicius estava de costas.
A partida chegou a ser interrompida no fim do primeiro tempo, quando uma mensagem foi exibida no telão do estádio alertando sobre comportamento ofensivo nas arquibancadas. Além de Vinicius, o jovem Asencio também foi alvo de ofensas por parte dos torcedores da Real Sociedad, o que levou o técnico do Real Madrid a se pronunciar sobre o caso.
“Vinicius avisou ao árbitro e ele fez o que devia fazer. (Asencio) Estava afetado. O tirei por isso e pelo cartão amarelo. Ninguém gosta que cantem ‘Vai morrer’ em um estádio”, declarou o treinador.
Desde que chegou ao Real Madrid, em 2018, Vinicius Júnior já foi vítima de racismo em diversas ocasiões. Diante da recorrência dos episódios, o brasileiro se tornou uma voz ativa na luta contra o preconceito no futebol espanhol, cobrando medidas mais rigorosas por parte de LaLiga e da Federação Espanhola.
Bahia Notícias