No Carnaval 2025 de Salvador, o Bloco da Capoeira Mangangá vai desfilar com o tema “Capoeira tem Dendê: a alegria da Bahia”. A temática quer contar a rota, trajetória, importância e legado do Azeite de Dendê da Bahia e no Brasil. A roda de capoeira andante pretende mostrar a valorização, tradições e elementos de matriz africana. O desfile acontece dia 27, quinta-feira de Momo, a partir das 20h, no circuito Osmar (Campo Grande/Avenida), e no dia 03 de março, às 16h, com a versão infantil Capoeirinha, no circuito Batatinha, no Pelourinho.
Baseado no Afrofuturismo, o Bloco da Capoeira ganhará o circuito com vinte e uma alas compostas da seguinte forma: Ala do Plantio da Palmeira de Dendê (Elaeis Guineensis); Ala da Colheita do Dendê; Ala da Percussão em homenagem a Exú, o orixá da comunicação; Ala de Exú; Ala das Ganhadeiras: dividida em quatro alas; Ala das Baianas: dividida em duas alas; Ala dos Alimentos/gastronomia: duas alas; Ala da Medicina Tradicional: duas alas; Ala do Orixalado (Orixás); Ala da Roda de Capoeira andante; Ala da Birimbalada e a Ala do Samango.
Este ano, a Associação Sociocultural e de Capoeira Bloco Carnavalesco Afro Mangangá, com sede no bairro do Pau Miúdo, uma entidade sem fins lucrativos, está completando 24 anos de fundação, e o bloco 17 anos de avenida. Nesse contexto, visa aprimorar o desenvolvimento técnico e teórico da Capoeira enquanto cultura, arte, filosofia de vida, afro empreendedorismo e profissão, bem como a sensibilidade e acessibilidade dos seus praticantes por meio de atividades socioprodutivas, socioeducativas e culturais, conforme as suas finalidades institucionais, nos termos do seu Estatuto Social.
O desfile da agremiação, com seu mosaico de cores e uso de materiais reciclados, une roda de capoeira, dança, música, percussão, teatro, moda e estética negra por meio da inovação tecnológica. As fantasias estão sendo vendidas em dois locais: sede da Mangangá, na Rua Professor Soeiro, 58, no Pau Miúdo, e no Bahia Outlet Center, na Rua do Uruguay, 753, no Uruguai: Individual: R$90,00 reais, e Casadinha: R$150,00 reais.
Dentro da programação em homenagem aos 40 anos de Axé, o cantor e compositor Tonho Matéria, que comanda o Bloco da Capoeira, apresentará seu repertório do EP Axé Pra Todo Lado, lançado recentemente nas plataformas digitais. O repertório deste projeto é formado por canções escritas e cantadas por Tonho a partir da década de 1980. Suas aparições nos circuitos da folia também terão muito samba-reggae.
Popular, Tonho está completando 42 anos de carreira gravados por muitos outros artistas do movimento Axé: “Se Me chamar Eu Vou” (Tonho/Buziga), “Menina Me Dá Seu Amor” (Tonho/Bell Marques/Wadinho), “Buzú” (Tonho Matéria), “Auê” (Tonho Matéria/Marinho Assis), “Mareô” (Tonho Matéria/Paulinho Levy), “Tô Maluco – Minha Gente” (Tonho Matéria), “Rum Bragadá” (Tonho Matéria) e “Chame Gente” (Moraes Moreira), como “Ginga e Expressão”, “Vulcão da Liberdade”.
Confira a Agenda Carnavalesca:
27/02 – Quinta – Bloco da capoeira 20h
28/02 – Sexta – Salvador
01/03 – Sábado – Porto Seguro (noite)
02/03 – Domingo – Trio Pipoca na avenida – 17hs
03/03 – Segunda – Largo Quincas Berro D’água – Pelourinho 15h
03/03 – Segunda – Periperi 22h
04/03 Terça – Madre de Deus 00h