O furacão D orian continua a ganhar força e chegou à categoria 3 na escala Saffir-Simpson, de um máximo de 5, com ventos máximos sustentados de 115 milhas por hora (185 km/h) no lento caminho rumo à Flórida, informou nesta sexta-feira (30) o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).
No boletim das 15h (horário de Brasília), o NHC indicou que Dorian está 715 km a leste das ilhas do norte do arquipélago das Bahamas e 1.005 km a leste do condado de Palm Beach, no sul da Flórida. O poderoso fucarão se move a 17 km/h em direção noroeste.
Este furacão “extremamente perigoso” representa uma “ameaça significativa” para a Flórida e o norte das Bahamas, alerta o NHC, que enviou um avião caçador de furacões. A aeronave confirmou que Dorian já é um furacão de “categoria maior”, ou seja, a partir da categoria 3 na escala Saffir-Simpson.
De acordo com as previsões dos meteorologistas, o olho de Dorian deve passar longe do sudeste e do centro das Bahamas nesta sexta-feira e no sábado.
A tendência é que se aproxime ou passe pelo noroeste das Bahamas no domingo (1). Na segunda-feira, deve estar perto da Flórida.
Enquanto isso, os meteorologistas antecipam que haverá mais um fortalecimento do furacão, com ventos acima de 119 km/h. Isto provocará uma maré de tempestade “potencialmente mortal” que elevará o nível do mar em até 5 metros no litoral do noroeste das Bahamas e possivelmente gerará ondas “devastadoras”.
Quanto às chuvas, a expectativa é que Dorian produza notáveis acumulações de chuva desde este fim de semana até meados da próxima semana, especialmente no noroeste das Bahamas e em zonas do litoral do sudeste dos Estados Unidos.
Quando tocar o solo na Flórida, Dorian pode seguir rumo ao norte do estado através do interior da península, onde pode perder força, mas sem cair de categoria.
R7