A ação acontece na loja da Santa Casa, no 2º piso do Salvador Shopping, às 15h
Importantes para o diagnóstico de doenças relacionadas ao aparelho digestivo, os exames de endoscopia e colonoscopia serão abordados em palestra gratuita na próxima quinta-feira, 23 de maio, às 15h, na loja da Santa Casa da Bahia, no 2º piso do Salvador Shopping. Quem conduz o encontro é o médico e chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Santa Izabel, Iury Melo.
Na ocasião, o gastroenterologista vai explicar o que são os dois exames, como funcionam e em que casos são recomendados. “A endoscopia costuma ser indicada quando há sintomas de dores abdominais, refluxos, dificuldades em engolir, entre outros casos”, destaca Melo.
“Já a colonoscopia funciona como exame de rastreamento para o câncer de intestino e deve ser realizada obrigatoriamente a partir dos 50 anos, sendo repetida a cada 5 ou 10 anos, conforme o caso”, acrescenta.
O médico informa ainda que além de serem exames diagnósticos, ajudando na identificação de determinados problemas de saúde, a endoscopia e a colonoscopia são também exames terapêuticos, contribuindo para o tratamento de condições que afetam o sistema digestivo.
Serviço
O que: Palestra “A importância das endoscopias e colonoscopias”
Quando: 23 de maio, às 15h
Onde: Loja da Santa Casa da Bahia, Salvador Shopping L2 – Em frente ao Nero Café
Valor: gratuito
Sobre a Santa Casa da Bahia
Fundada em 1549, mesmo ano da cidade de Salvador, a Santa Casa da Bahia foi a única entidade do Estado a prestar assistência aos baianos por cerca de 200 anos. Hoje, além de atuar na área de saúde, presta serviços em ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação infantil. Fazem parte da Santa Casa da Bahia o Hospital Santa Izabel, a Casa de Saúde Solange Fraga, a Unidade Álvaro Lemos, o Museu da Misericórdia, a Pupileira, o Centro de Memória Jorge Calmon, o Cerimonial Rainha Leonor, o Cemitério Campo Santo, seis Centros de Educação Infantil, o Programa Avançar – Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação do Bairro da Paz e outros projetos. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.