A 20ª edição reúne Brown, Vanessa da Mata, Mariene de Castro e Jau, Filhos de Jorge e outras atrações
“Não basta resistir, tem que florescer”. O Festival de Lençóis, de 22 a 24 de setembro, irá abraçar as ações de conscientização do turismo responsável, visando a conscientização e proteção do meio-ambiente na Chapada Diamantina. A 20ª edição acontece junto com a chegada da Primavera, quando a natureza em festa traz consigo uma atmosfera romântica e florida neste retorno da música em um dos maiores eventos do interior da Bahia.
Após o silêncio de dois anos por conta da pandemia, a música estará de volta na voz de Vanessa da Matta, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Jau, Filhos de Jorge e Samantha Tosto. Entre casarios históricos, o palco montado na Praça Horácio de Mattos também receberá as atrações locais, entre elas, a Griô, Triêtu, Zion, Rivô Trio e Outras Substâncias, Choro e Labuta e a Filarmônica Popular de Lençóis.
A realização do Festival de Lençóis está baseada na fomentação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. Produzido pela Pau Viola Produções Artísticas, o evento conta com o apoio do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Lençóis e Bahiagás. Confira no final do texto, a grade completa com a data e o horário das atrações.
Com um público diário estimado em 10 mil pessoas, as edições anteriores reuniram artistas locais e consagrados, como Maria Rita, Gilberto Gil, Gal Costa, Lenine, Ana Carolina, Luís Melodia, Flávio Venturini, Adriana Calcanhoto, Margareth Menezes, Elza Soares, Nando Reis, Vanessa da Mata, Mart´nália, Lazzo, Ju Moraes, Russo Passapusso , Lobão, Geraldo Azevedo, Beto Guedes, João Bosco, Guilherme Arantes, Elza Soares, Jorge Vercilo, Lecy Brandão, Zizi Possi, Luiza Possi, Léo Jaime, Baby do Brasil, Diogo Nogueira.
O evento abraça as ações de conscientização do turismo responsável, visando a conscientização e proteção do meio-ambiente. Os realizadores do festival querem chamar a atenção para a preservação de toda a fauna e a flora da Chapada Diamantina, destacando as medidas e os cuidados que devem ser seguidos para evitar assoreamento, fogo ou qualquer tipo de devastação da natureza. A preservação da rica diversidade biológica e dos recursos naturais é uma preocupação constante dos moradores de Lençóis e dos municípios da região.
O festival também volta a promover a campanha Bahia Sem Fogo contra as queimadas que atingem a Região da Chapada da Diamantina. Durante as apresentações, todos os artistas irão mobilizar a comunidade e convocar o público para ter muita atenção em jogar pontas de cigarros e utilizar velas e outros materiais inflamáveis perto da vegetação.
TURISMO AQUECIDO
Desde sua primeira edição, em 1999, o Festival de Lençóis vem acontecendo anualmente no segundo semestre do ano. Como nas edições anteriores, o evento deverá mais uma vez aquecer o turismo na região, atraindo todas as noites um público diário estimado em 10 mil pessoas. Localizada na Chapada da Diamantina, há 425 Km de Salvador, Lençóis abraça o evento como um importante gerador de rendas que movimenta o trade turístico e o comércio local.
Em um cenário histórico, com casarios centenários, o festival é uma celebração de turistas brasileiros e estrangeiros. Além da música, o público vai em busca de usufruir da beleza natural da Chapada Diamantina, com suas grutas, cachoeira e casarios coloniais. A gastronomia é também se destaca em Lençóis, que oferece opções que vão da cozinha baiana, nordestina à internacional
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA (22/09)
19h às 20h – Filarmônica Popular de Lençóis
20h30 às 21h30- Griô
22h às 22h30 – Filhos de Jorge
– Triêtu
SEXTA-FEIRA (23/09)
19h30 às 20h30 – Samantha Tosto
21h às 22h30 – Vanessa da Mata
23h às 00h30 – Jau
01h às 02h – Rivô Trio e outras substâncias
SÁBADO 24/09:
19h30 às 20h30 – Choro e Labuta
21h às 22h30 – Mariene de Castro
23h às 00h30 – Carlinhos Brown
01h às 02h – Zion
SERVIÇO
20° FESTIVAL DE LENÇÓIS
Data: 22, 23 e 24 de setembro
Atrações: Vanessa da Matta, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Jau, Filhos de Jorge e Samantha Tosto, Griô, Triêtu, Zion, Rivô Trio e Outras Substâncias, Choro e Labuta e a Filarmônica Popular de Lençóis
Hora: a partir das 19 horas
Onde: Praça Horácio de Mattos – Lençóis – Bahia
Entrada franca