Chico Araújo
Faltam apenas seis passos para o Vitória retornar à Primeira Divisão
E o título da Série B não é só um sonho, pode virar realidade mais cedo do que se pensava.
O Vitória bateu o Guarani, adversário direto pelo acesso, e empurrou a equipe de Campinas para a quinta colocação, primeiro time fora do G-4. A distância é de sete pontos.
Hoje tem Juventude x Sport. O Juventude é o quarto colocado, com 54 pontos. O Sport, o terceiro, com 55. Ninguém alcança o rubro-negro baiano na próxima rodada, mas um empate manteria a distância para o segundo colocado em cinco pontos.
Daí, além da vaga de acesso à elite, o sonho de título da Série B começa a se tornar realidade.
Ontem à noite, mais uma vez a torcida rubro-negra fez uma festa fantástica nas arquibancadas do Barradão.
Léo Gamalho abriu o placar aos 18 minutos da primeira etapa, chegando a nove gols na competição.
O segundo tento foi marcado pelo zagueiro artilheiro, Wagner Leonardo, subindo mais alto que a defesa do Bugre. 2×0. Pena qu o jogador está suspenso para a próxima partida.
O Guarani teve um jogador expulso ainda na primeira etapa. Matheus Bueno, que já tinha amarelo esquentou para cima do arbitro e levou o vermelho.
O Vitória se aproveitou e fez a festa mais uma vez.
O cauteloso técnico Léo Condé já está até perdendo a modéstia
– – Mais uma grande partida, mais uma grande vitória e um show do nosso torcedor. Acho que o Brasil todo parou para ver a torcida do Vitória. Acho que foi uma das partidas mais consistentes do nosso time. Conseguimos marcar muito bem e controlamos a posse de bola com autoridade, girando o jogo e fazendo jogadas pelas pontas. Nos dez minutos finais do primeiro tempo marcamos de longe e deixamos o Guarani chegar. Afrouxamos após a expulsão, mas corrigimos no intervalo. Voltamos e ampliamos o placar. Claro que o adversário, pela qualidade, criou muitas chances, mas também tivemos a oportunidade de fazer o terceiro. Voltamos de Criciúma com a sensação de ter feito um bom jogo coletivo lá e confiantes que hoje as coisas poderiam dar certo.
O próximo compromisso do Leão será na sexta-feira. Visita o Sampaio Correia no Castelão. A equipe maranhense é a décima terceira colocada e já não tem grandes objetivos nessa Série B. Mais um resultado positivo vai deixar o rubro-negro baiano encarando de perto a vaga e muito perto de meter a mão na taça.
+++
E na quarta-feira que vai lotar o estádio é a torcida do Bahia. Mais de 30 mil ingressos já foram garantidos para a partida.
O tricolor recebe a visita do Inter numa partida de confronto direto para se distanciar da zona de rebaixamento.
O inter vem de resultado positivo contra o rival Grêmio. O Bahia vem de um jogo maluco, de dez gols, contra o Goiás e ainda está colado no Z-4. Depois do Inter, o tricolor tem outra partida dentro de casa, diante do Fortaleza e o momento é bom para conquistar os pontos que precisa e afastar o fantasma do Z-4.
Tem atacante que brilhou contra o Goiás e quer também fazer as pazes com a torcida.
– A palavra correta é resiliência. A gente sabe que, principalmente no Brasil, o camisa 9 é cobrado por gols. Claro que no mundo inteiro, mas no Brasil a cobrança é muito alta. E é normal e natural isso. Tem que saber lidar com isso, eu soube e sei lidar com isso. Dou atenção às críticas construtivas, críticas vazias entram por um ouvido e saem pelo outro. Mas construtivas recebi várias, de pessoas próximas de mim, e sempre dei atenção a isso e busquei sempre melhorar. Palavra correta é resiliência, soube lidar com isso, óbvio que é difícil, complicado, chato, mas quando é crítica construtiva a gente consegue ver alguns pontos que talvez eu não consiga ver, enfim. Agora é, como falei, dar sequência no trabalho, foram três gols muito importantes, assistência, a gente conseguiu o triunfo. Importante, mas tem 12 finais pela frente para tirar o Bahia dessa situação – Disse Everaldo
E que continue fazendo gols.
+++
E amanhã tem seleção brasileira em campo, diante do Uruguai, no estádio Centenário, às 21h horas (Horário de Brasília).
O Brasil de Fernando Diniz precisa dar uma resposta. Na última partida diante da Venezuela, um empate por 1×1, que causou preocupação. O Brasil é o vice-líder das Eliminatórias Sulamericanas. A Argentina, com 100 por cento de aproveitamento é a líder.