Um abaixo-assinado online contra a violência sofrida por pastores e bispos brasileiros em Angola desde junho, lançado na última terça-feira (14), já conseguiu angariar quase 93 mil assinaturas. O manifesto da Unigrejas (União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos), entidade que representa mais de 50 mil pastores brasileiros.
“Os recentes acontecimentos de manifesta violência à ordem constitucional assombraram a Unigrejas e, como representante ativa de milhares de ministros evangélicos no Brasil, vem manifestar o seu repúdio frente à omissão das autoridades angolanas”, diz a nota de repúdio.
Além disso, a Unigrejas ainda afirmou no texto que a falta de uma atitude por parte das autoridades pode incentivar a conduta de criminosos no país.
“As autoridades locais ‘cruzaram os braços’ e, ao assistirem a esse triste cenário sem qualquer manifestação de repúdio e sem qualquer atitude eficaz, acabam por autorizar e incentivar a conduta dos criminosos”, afirma a nota.
Para a entidade, o governo angolano não tem garantido proteção à liberdade religiosa e lista diversos artigos da Constituição do país que não estão sendo defendidos.
R7