As indicações para o Prêmio Suely Galdino – Jovem Cientista na Farmácia e áreas afins podem ser feitas até o dia 11/9. Criado pela Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), o prêmio reconhece jovens que tiveram notável impacto na área das Ciências Farmacêuticas. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponibilizado no link forms.gle/qn8bPHf6vR4bSfFX7. A análise será realizada por um painel, amplamente divulgado, com lideranças reconhecidas da área das Ciências Farmacêuticas. O resultado será divulgado durante o V Congresso da ABCF, que acontecerá de 1 a 3 de outubro.
Os inscritos devem ter até 40 anos de idade e até 10 anos de doutoramento. Os critérios de avaliação envolverão: qualidade científica das publicações, inovação tecnológica, engajamento social, atividades de divulgação e comunicação científica, impacto social da pesquisa e relevância da pesquisa e atuação para a área da Farmácia. O vencedor receberá um prêmio monetário de patrocinador, adesão à ABCF por um período de 2 anos (2021-2022), certificado de premiação, cobertura na mídia e live exclusiva da ABCF.
O nome do prêmio homenageia Suely Galdino, cientista de importância história para a área da Farmácia. Formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com doutorado pela Universidade Joseph-Fourier de Grenoble I, Sueli foi professora titular da UFPE, onde orientou mais de 50 estudantes de pós-graduação, entre mestrado e doutorado. Ela também foi presidente da ABCF e coordenadora de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que representa seu engajamento com a área.
“Estimular e viabilizar o crescimento de jovens pesquisadores foi uma constante na carreira da professora Suely. Tudo isso, aliado ao trabalho para o crescimento da área da Farmácia em todas as regiões do país, seja na CAPES ou no CNPq, e o engajamento no estabelecimento de subáreas, como o da Assistência Farmacêutica, reflete o impacto desta liderança para a Ciências Farmacêuticas no país. Este prêmio reflete a obra, ao mesmo tempo que pavimenta o caminho para os jovens pesquisadores e cientistas seguirem o legado deixado”, diz Flavio Emery, presidente da ABCF.