O Cruzeiro confirmou na tarde desta sexta-feira (27) que Abel Braga será o novo treinador da equipe celeste. O carioca, de 67 anos, fechou contrato com duração até o final de 2020 e chega ao clube para substituir o demitido Rogério Ceni.
Abel defendeu o Cruzeiro como jogador nos anos de 1981 e 1982 e iniciou a trajetória de técnico no ano de 1985, quando dirigiu o Goytacaz-RJ. Em mais de três décadas de carreira, o profissional comandou clubes como Internacional, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Olympique de Marseille, enfileirando grandes conquistas.
Seu título de maior expressão na carreira é o Mundial de Clubes de 2006, conquistado pelo Internacional, time pelo qual também venceu a Copa Libertadores daquele ano. Pelo Fluminense, Abel foi campeão brasileiro em 2012.
O vice-presidente de futebol da Raposa, Itair Machado, fez o anúncio da contratação de Abel, que treinou o Flamengo antes de acertar com o clube mineiro.
Abel terá duas missões imediatas na chegada ao Cruzeiro: ajustar o time para reagir e sair da zona do rebaixamento e controlar o vestiário celeste, comandado por veteranos do elenco.
O Cruzeiro é o 17º colocado no Brasileiro com 19 pontos em 22 jogos. Abelão será o terceiro comandante da Raposa neste temporada. Mano Menezes e Rogério Ceni também comandaram o time azul este ano.
Abel Braga tem fama se relacionar bem com medalhões, tendo treinado alguns que estão no Cruzeiro, como Thiago Neves e Fred. Antes de Abel Braga, o Cruzeiro tentou contratar Dorival Júnior e até Luiz Felipe Scolari, porém sem sucesso.
R7