A história do Carnaval de Salvador 2025 começa a ser contada nesta quinta-feira (27), quando ocorre a abertura oficial da folia num show inédito no Campo Grande, que promete ser inesquecível. A apresentação vai celebrar o tema deste ano: “Axé Music – 40 Carnavais”, reunindo 15 artistas que marcaram diferentes épocas deste movimento cultural genuinamente baiano que ganhou o Brasil há quatro décadas, além de celebrar os 75 anos do trio elétrico.
A abertura será às 15h30, quando o Trio 40 Anos de Axé será o palco da entrega das chaves da cidade, feita pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, ao Rei Momo, dando início à maior festa de rua do planeta. Tudo ocorrerá em frente à Passarela Nelson Maleiro, com a presença do governador da Bahia e de outras autoridades, além da rainha e das princesas do Carnaval. A cerimônia será conduzida pelo apresentador Dinho Júnior e transmitida para todo o Brasil.
Logo depois, começa a inesquecível festa do Axé Music. Para começar, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Lazinho e 30 percussionistas do Olodum cantam clássicos como Faraó, Requebra e Dandalunda, acompanhados por alas dos blocos Afro e de afoxés como Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e Commanche do Pelô. Em seguida, a rainha Daniela Mercury se junta para cantar outros hinos como Canto da Cidade e Maimbê.
E assim seguirá o show, com artistas se apresentando sempre em duplas. Alguns ‘spoilers’: Gilmelândia e Ricardo Chaves trazem Bate Lata e É o Bicho; Felipe Pezzoni e Serginho cantam Minha Pequena Eva e Maria Joaquina; Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Sarajane tocam We Are Carnaval, Chame Gente, Água Mineral, A Roda, entre outros hinos dos 40 anos do Axé Music. Também se apresentam Xanddy Harmonia e Márcio Victor.
Para Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que organiza a festa, tudo foi planejado para que a abertura seja um grande espetáculo à altura dos 40 anos do Axé Music. “É uma homenagem justa aos artistas que formaram esse movimento tão forte, e que nutre o nosso Carnaval há tantos e tantos anos. Com certeza será um momento muito marcante e convidativo”, considerou.
Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), destacou a importância do Carnaval para a cidade. “Uma festa de grande movimentação econômica, mas especialmente de expressão da cultura do nosso povo. Tenho certeza que será uma festa linda, assim como foi no pré-carnaval”, disse.
“A expectativa é de que a cidade movimente R$1,8 bilhão na economia e receba mais de 1 milhão de turistas. Salvador continua com toda entrega, vontade e amor para fazer o melhor carnaval de todo o Brasil, a maior festa de rua do mundo”, completou Ana Paula.
Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 27 de fevereiro a 5 de março. A programação completa pode ser acessada no site http://carnaval.salvador.ba.
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS