A Associação Baiana de Pessoas com Epilepsia, Familiares e Amigos, ABPEFA, lança campanha solidária Ajude a Fazer a Diferença para arrecadação de recursos para manutenção das ações e trabalhos da entidade na área de promoção de conscientização sobre a Epilepsia e seu impacto na vida das pessoas e rede de apoio. Os doadores podem participar fazendo a doação por PIX a partir de qualquer valor. O PIX da ABPEFA é o CNPJ 57.526.921/0001-00.
A Associação Baiana de Pessoas com Epilepsia, Familiares e Amigos – ABPEFA – realiza ações para a difusão e promoção de informações referente à Epilepsia. A Associação tem como missão promover a conscientização, apoio e inclusão de pessoas com epilepsia, através de educação, advocacy e assistência, buscando desmistificar a condição e garantir que todos tenham acesso a
tratamento adequado, suporte emocional e oportunidades de vida plena e digna. Dados da Organização Mundial da Saúde sinaliza que a Epilepsia atinge 2% da população. Em Salvador são mais de 50 mil pessoas e no Estado da Bahia são 297 mil pessoas convivendo com a doença neurológica.
Realizações
Anualmente a ABPEFA faz o seminário Salvador – Convivendo com a Epilepsia onde são discutidos temas relacionados à Epilepsia e seu impacto em sociedade – tanto nas Pessoas com Epilepsia, quanto nas famílias e sociedade em geral.
Reconhecimento
Anualmente a ABPEFA realiza um evento no final de ano de reconhecimento das pessoas físicas e jurídicas que contribuíram na promoção da causa da Epilepsia na sociedade baiana. A ABPEFA é uma entidade certificadora e qualificada para realização de ações de assistência social, promoção de igualdade de direitos e demais ações que colaboram com a Justiça Social e Inclusão da Pessoa com Epilepsia em sociedade e uma OSC Embaixadora da Saúde pelo Instituto Sabin.
Epilepsia
A Epilepsia é uma doença neurológica crônica que se caracteriza por crises epilépticas, ou convulsões, que acontecem de forma recorrente. Doença neurológica crônica que se caracteriza por crises epilépticas, ou convulsões, que acontecem de forma recorrente. Essas crises são causadas por uma descarga anormal de neurônios no cérebro, que são as células que compõem o órgão.
A epilepsia pode ser parcial ou total, e as causas são muitas vezes desconhecidas. No entanto, podem estar associadas a fatores como: Lesões no cérebro; Traumatismo craniano; Febre; Tumores cerebrais; Infecções como a meningite; Neurocisticercose; Baixos níveis de açúcar no sangue; Malformações congênitas.
Para diagnosticar a epilepsia, é preciso consultar um neurologista, que fará uma avaliação física e um histórico médico detalhado.
Também são feitos exames de imagem, como a ressonância magnética e o eletroencefalograma.
Os sintomas de uma crise epiléptica podem incluir: Contrações musculares involuntárias e intensas; Debater-se; Arroxeamento; Lábios e dentes cerrados; Salivação excessiva; Perda de consciência .
O tratamento da epilepsia é feito com medicamentos que evitam as descargas anormais no cérebro e possibilita que o paciente leve uma vida normal com o controle das crises.
A Associação Baiana de Pessoas com Epilepsia, Familiares e Amigos – ABPEFA – está à disposição para acolher e ajudar pessoas com epilepsia, seus familiares e amigos. Juntos somos fortes .