Integrando a programação do Abril da Dança, promovida ao longo do mês pela Secretaria da Cultura (Secult), através do subprograma Camaçari Tem Cena, diferentes ações voltadas para o segmento são desenvolvidas em Camaçari nesta quinta-feira (13/4), em variados espaços. Os admiradores da arte têm na agenda uma oficina e dois espetáculos, todos com entrada gratuita.
No Teatro Alberto Martins, das 18h às 20h30, será realizada a Oficina de Dança de Salão, aberta para todos os públicos, tendo como foco o forró tradicional, universitário e roots. A atividade, desenvolvida por meio da Lei Aldir Blanc, é ministrada por Carlei Daltro. O bailarino iniciou na dança há 20 anos, na Academia Baiana de Dança de Salão (ABDS), onde se tornou professor. Desde então, se mantêm atuante no mercado, se atualizando através de congressos e workshops.
Também às 18h, no cineteatro da Pracinhas da Cultura, localizada no Phoc III, a Flux Cia. de Dança apresenta o espetáculo “Até Amanhã”, por meio do edital de credenciamento Cidade Cultural. A montagem é inspirada nas narrativas individuais e coletivas da contemporaneidade, com o objetivo de provocar reflexão sobre as urgências do período pandêmico. Através do movimento do corpo na dança contemporânea, manifesta-se por metáforas poéticas e com ressignificação de diferentes vivências. Propõe um olhar para a sutileza das mudanças de hoje, pensando na perspectiva do amanhã.
Já na Cidade do Saber, às 19h, acontece a mostra de dança do ventre “Noor – A Luz da Dança”, apresentada pela Companhia Angela Cheirosa. O espetáculo representa a luz feminina, com elementos como olhar marcante, expressões sentidas, leitura musical, sentimentos, técnica e amor. Todas as possibilidades do que é visto em uma bailarina de dança do ventre: algumas lembram a beleza; outras, o amor, as batalhas, a autoestima, o medo… As várias emoções sentidas e transmitidas através desta arte. A direção da apresentação é de Angela Cheirosa, professora, bailarina, coreógrafa, palestrante, produtora cultural, escritora, empreendedora social e digital influencer, além de idealizadora e mantenedora dos projetos Flor de Lótus e Bellyblack Brasil.
Os eventos têm classificação livre e fazem parte da agenda de celebração do mês dedicado à dança, em referência aos dias Municipal e Internacional da Dança, comemorados em 29 de abril. As ações do Abril da Dança seguem ao longo do mês e a programação pode ser acompanhada através do Portal da Secult.