O Flamengo busca um novo treinador para substituir o português Jorge Jesus, que foi contratado pelo Benfica, e dentre os nomes em análise está o de Domènec Torrent, que comandou o New York City dos Estados Unidos. Porém, a principal credencial do espanhol foi o trabalho como auxiliar técnico de Pepe Guardiola durante uma década. O comandante do Manchester City elogiou o ex-companheiro.
“Eu acho que ele está absolutamente preparado para qualquer país. Ele fez a melhor temporada da história do New York City na última temporada. Ele é incrivelmente bem preparado, tem muita experiência. Não tenho nenhuma dúvida sobre sua capacidade”, disse o técnico espanhol.
Aos 58 anos, Domènec foi auxiliar de Guardiola no Barcelona, no Bayern de Munique e no Manchester City. Em 2018, assumiu o New York City, onde permaneceu até o início deste ano. Os dois tem mentalidade parecida e prezam pelo jogo ofensivo com toque de bola.
“Eu aprendi muito com ele, aprendemos juntos. Parte do nosso sucesso que tivemos em Munique e aqui em Manchester foi por causa dele. Fico feliz de saber que as pessoas pensam nele neste momento estranho, da pandemia do coronavírus. As decisões que precisam ser tomadas não são fáceis, vamos ver”, completou Guardiola. “Ser agressivo com a bola, tentar marcar gols, defender bem… Mas cada técnico tem seus detalhes particulares, suas próprias coisas. Não é copiar e colar. Pep é Pep, Domènec é Domènec. Mas, antes de estarmos juntos, ele era um treinador e fazia as coisas do jeito dele. Eu aprendi muito com ele, e espero que ele tenha aprendido algo conosco também”, finalizou.
No primeiro ano de Domènec, o New York City ficou em terceiro do Leste na temporada regular e foi eliminado na primeira fase dos playoffs. Em 2019, o time teve a melhor campanha desde a sua criação em 2015 ao ficar em primeiro no Leste na temporada regular. A equipe chegou às semifinais, mas foi eliminado pelo Toronto FC.
Domènec chegou a ser sondado pelo Athletico-PR no início de 2020. Mas as negociações não avançaram.
O Flamengo analisa outros nomes estrangeiros. Além de Domènec Torrent, a lista da diretoria rubro-negra teria os portugueses Leonardo Jardim, Marco Silva e Carlos Carvalhal, e o espanhol Miguél Ángel Ramírez, do Independiente Del Valle.
Bahia Notícias