O shopping Cajazeiras recebe, nesta sexta (28) e sábado (29), uma ação de triagem visual gratuita para identificar possíveis problemas e a consequente necessidade da visita a um oftalmologista. A Ação Olho Vivo é uma iniciativa da Fundação Abióptica, com o principal objetivo de alertar a população sobre a importância dos cuidados com a visão. A triagem é realizada por meio da aplicação do Teste de Snellen, procedimento realizado por meio da leitura de uma tabela formada por letras de tamanhos diferentes, numa série de linhas, começando por tamanhos maiores e terminando em tamanhos menores. Caso a equipe de atendimento detecte alguma dificuldade de leitura, a pessoa será orientada a procurar um especialista. A Fundação Abióptica distribuirá material informativo sobre as doenças oculares. “O último Censo do IBGE, realizado em 2010, detectou que 36 milhões de brasileiros utilizam lentes corretivas. Já as informações da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontou que 50% da população mundial apresenta algum problema relacionado à visão. Trazendo esse dado à realidade brasileira, estima-se que haja um universo estimado de mais de 60 milhões de brasileiros que não usam lentes corretivas. Boa parte dessas pessoas sequer sabe que precisa. Daí a importância desse trabalho”, ressaltou o presidente da entidade, Bento Alcoforado. A iniciativa busca também esclarecer o consumidor sobre os riscos de usar produtos ópticos piratas ou ilegais, orientar sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário.