Um detalhe que acaba fazendo a diferença em qualquer look é o tipo de manga da blusa escolhida. Toda mulher fica mais segura quando os braços são valorizados ou servem para esconder qualquer detalhe que incomoda, e a própria manga da camisa pode ser um show a parte. A consultora de moda e estilo Mel Galhardo e o consultor de moda Heitor Drapier explicaram para a Vogue quais são e como os modelos podem ser mais bem aproveitados e os principais comprimentos das mangas de hoje em dia.
Manga curta
Podem ser curtas ou irem até um pouco antes do cotovelo. Quem tem braços finos costuma usar esse tipo de comprimento sem preocupação, mas as donas dos braços mais gordos podem se sentir pouco a vontade com esses modelos. A dica então é escolher modelos que vão até pelo menos o meio do braço. A manga curta larguinha está em alta, e ainda possibilita mais os movimentos, disfarçando tanto os braços finos quanto os mais grossos. Vai bem com saias mais curtas e calças informais.
Manga ¾
É uma boa pedida para quem considera os braços longos demais pois dá uma impressão de braço mais curto. É um comprimento de manga que fica muito bem para um look para o trabalho. Combina com calças e bermudas de alfaiataria, assim como pantalonas, principalmente as de cintura alta.
Manga longa reta
Ela transita entre o formal e o informal, podendo fazer parte do look de alguém que vai do trabalho para o happy hour, por exemplo. O comprimento agrada todos os tipos de corpos e larguras de braços. Por ser neutra, pode ser usada em qualquer tipo de look, com saias, bermudas e calças.
Manga longa bishop
É como a manga longa, mas levemente bufante, normalmente é feita com tecidos leves. Despojada, chama atenção para a parte superior do corpo e é excelente para as mulheres com ombros estreitos e quadris mais largos, dando equilíbio à silhueta. A melhor combinação é com calças mais justas, como as retas, skinny ou sequinhas.
Manga longa boca-de-sino
Diretamente dos anos 70, a manga boca-de-sino é longa e tem o formato de triângulo do cotovelo ao pulso, enquanto o resto da blusa fica mais colada no corpo. Combina com o estilo boho e produções casuais. Fica bem com calças, shorts e saias mais justos. Para um look mais descolado pode usar com uma calça flare pode ser usada sem medo.
Manga média-longa morcego
Ela leva o volume para a parte de cima do corpo, portanto, é ótima para quem tem quadris largos e ombros estreitos. É preciso atentar para o comprimento da manga morcego: se muito comprido, parece uma blusa ou vestido no tamanho errado. Para o tamanho ser ideal, ela deve terminar na altura do pulso e não nas mãos. Combina com calças sequinhas e sapatos de salto.
Manga curta ou longa raglan
É a cara dos indies nos anos 1990/2000, mas está de volta esse ano. São aquelas camisetas e blusas bicolores, com corpo de uma cor e mangas de outra. Agora as peças estão um pouco mais sóbrias, geralmente de uma cor apenas, mas com tecidos do corpo e das mangas diferentes, para dar ainda mais contraste. A manga pode ser curta ou longa. Favorece as mulheres com ombros largos já que suaviza o tronco e equilibra os quadris, por causa do corte diagonal na divisão da manga. Fica bem com saias midi rodadas, pantalonas e calças largas.
Bahia Notícias