O prefeito ACM Neto participou na manhã desta quinta-feira (17), na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), do road show “Corredores de Transporte Coletivo Integrado de Salvador”. Durante o evento, que contou com a presença de diversos empresários, Neto apresentou os aspectos técnicos do BRT, explicando ainda o processo licitatório para a execução das obras. “A Fiesp está sempre se posicionando em nome do crescimento econômico”, disse o prefeito. “Agradeço a oportunidade de estar aqui e apresentar um projeto tão importante para Salvador”.
Aos empresários, Neto enumerou os projetos que desenvolveu no setor de mobilidade desde 2013, quando assumiu a Prefeitura. “Em 2012, quando disputei a eleição e venci, tínhamos cenários menos claros sobre os projetos de mobilidade em Salvador”, disse. “O projeto de linha de metrô sofria um impasse há 12 anos por problemas de concepção, estava paralisado e foi retomado graças à união entre prefeitura, estado e governo federal”.
“O principal corredor da empregabilidade de Salvador precisava de uma solução de mobilidade”, afirmou Neto. “Na principal estação de transbordo da cidade, no Centro, passam 500 mil pessoas por dia”, acrescentou Neto. Na opinião do prefeito, a melhor alternativa para a mobilidade foi a implantação do BRT, sigla que significa Bus Rapid Transit ou transporte rápido de ônibus em inglês.
O prefeito também afirmou que se envolveu muito para a garantia do pagamento do projeto. “Eu me esforcei na busca da equação de financiamento da obra. Só iríamos licitar esse projeto quando a equação de financiamento estivesse resolvida”, disse. “Por isso 100% dos recursos são de financiamento e a prefeitura tem capacidade de pagamento dos R$ 408 milhões envolvidos”.
De acordo com o prefeito, a licitação para o BRT de Salvador deve ser autorizada pela Caixa Econômica Federal até o começo de dezembro. “Queremos convidar todos vocês, empresários, a participar da licitação”, afirmou. “Por isso fizemos um road show em Salvador e esse agora aqui em São Paulo”, disse. “Queremos fazer a mais moderna linha de BRT do Brasil”.