O governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto participaram de uma entrevista coletiva na manhã de hoje e divulgaram conjuntamente as fases para reabertura de atividades econômicas na capital, diante da pandemia da Covid-19.
Foram apresentados os números com relação à ocupação de leitos e definido que a reabertura gradual das atividades passa pela redução de ocupação de leitos de UTI, atualmente acima de 79%. Também foi confirmada a abertura de mais leitos de UTI na capital e interior.
da primeira fase de reabertura, assim que os números baixarem de 75% serão reabertos (com protocolos diferenciados): shoppings centers, Comércio de Rua acima de 200 metros quadrados, templos religiosos, e drive in; da segunda fase – com índices menores que 70% – reabrem academias de ginástica e salões de beleza, barbearias, centros culturais, lanchonetes, bares e restaurantes; a terceira fase – quando a ocupação estiver menor que 60% – trará a reabertura de parques de diversões, teatros, cinemas, clubes sociais, e centros de eventos.
ACM Neto disse que a expectativa é de que ainda no mês de julho possa colocar em operação a primeira fase.
Escolas e instituições de educação e atividades esportivas terão protocolos diferenciados que ainda serão anunciados, segundo o prefeito.
Rui Costa admitiu que o período de São João fez aumentar o número de contaminados no interior do Estado. A Bahia, entretanto, apesar de ter 7% da população brasileira, tem números baixos com relação a contaminação e óbitos – com 3,3% das mortes totais.