O anúncio do acordo de ajuda do governo federal ao estado do Rio de Janeiro foi adiado por três dias, em função da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki.
Em nota, o Ministério da Fazenda informou que o encontro entre o presidente Michel Temer, o ministro Henrique Meirelles e o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, previsto para esta segunda, foi adiado para a próxima quinta-feira.
De acordo com o Ministério, o anúncio foi adiado porque o governo federal precisa repassar ao Supremo a formatação jurídica do acordo.
Em função da queda do preço do petróleo e da crise econômica, que diminuíram as receitas do estado, o governo fluminense vem tendo dificuldades para pagar fornecedores e tem atrasado salários de servidores públicos.
A falta de recursos vem colocando em risco inclusive as atividades acadêmicas da UERJ – a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Um ato público está programado para a próxima terça-feira, às 9 horas da manhã, no campus Maracanã.
A manifestação deve reunir alunos, técnicos administrativos, professores, artistas, intelectuais, além de representantes de outras instituições, pela manutenção do ensino público e desenvolvimento das atividades de pesquisa, extensão e cultura.
Em função da crise financeira, a Uerj adiou novamente o início das aulas, que agora deve ocorrer no dia 30 de janeiro.
ebc