Adaptação escolar: parceria entre família e escola facilita a integração das crianças |
Para muitas crianças da educação infantil e famílias, as próximas semanas representam o início de uma nova fase, marcada pelo primeiro contato com a rotina escolar. A expectativa é grande não só para os alunos, mas também para pais, responsáveis e professores. Para que essa experiência seja mais tranquila para todos os envolvidos, a coordenadora do curso EAD de Pedagogia da Unijorge, Luciana Onety, ressalta a importância da condução em parceria entre a família e a escola.
No espaço familiar, Luciana orienta que seja mantida a rotina, sem ter alterações bruscas em horários, e indica que seja feita uma adaptação antes. Os responsáveis podem fazer um reconhecimento prévio, com uma visita à escola, para criar uma familiaridade. “Como tudo é novo, as crianças podem se sentir vulneráveis e inseguras e, ao explorar os espaços que vão ocupar, ao brincar e conhecer as pessoas com quem vão interagir, a ambientação ficará mais fácil”, diz.
Quando as aulas começarem, é importante que quem for acompanhar a criança mantenha a calma e tranquilidade. Sempre que possível, é fundamental oferecer autonomia, evitando levá-la no colo e permitindo que ela caminhe sozinha, o que contribui para o desenvolvimento de sua confiança.
“Sabemos que alguns pais sofrem nos primeiros dias de aula da educação infantil, mas é preciso passar segurança para os pequenos, ter uma atitude positiva e não tratar a situação como uma despedida dolorosa. Deve ser explicado o que está acontecendo e sempre falar a verdade”, destaca a coordenadora.
Na escola, é fundamental que a equipe conheça bem os alunos, entenda suas características, especialmente os que têm necessidades especiais. Ao receber as turmas, o ambiente deve ser feliz, preparado para o acolhimento, com ações lúdicas, com músicas, dança e atividades que envolvam tanto os professores, como o pessoal de apoio.
Segundo Luciana, o contato próximo entre a escola e a família facilita a flexibilização e os ajustes necessários neste início. Caso o aluno tenha dificuldades na adaptação, pode ser solicitado que os pais permaneçam na escola por mais tempo ou que sejam acionados para buscar a criança mais cedo.
“A educação infantil é uma fase essencial para o desenvolvimento de habilidades e da socialização, dessa forma, não deve ser de sofrimento e insegurança. É um momento de ter paciência e respeito ao tempo e à necessidade de cada criança”, acrescenta. |