A VINCI Airports administrará o Aeroporto Internacional de Salvador o contrato será assinado no dia 28 deste mês, entre a companhia e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A empresa francesa venceu o leilão do equipamento em março de 2017, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), após oferecer R$ 660,9 milhões como entrada pelo terminal, no total, ela pagará R$ 1,59 bilhões. A empresa também irá administrar terminais aéreos como os de Santiago (Chile), Lyon (França) e Santo Domingo (República Dominicana).
Para formalizar, o contrato passará por três fases, começando pela apresentação do plano de transferência. Os outros dois são, respectivamente, a operação assistida e a operação de transição. A previsão da VINCI é que dure sete meses toda a transição entre a administração atual, feita pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a companhia francesa.
Problemas como escadas rolantes, ar-condicionado e ampliação de vias serão solucionados pela nova empresa. Segundo o cronograma da nova operadora do terminal, a transição operacional será iniciada, na prática, em outubro deste ano e terminará em abril de 2018, quando a VINCI assume de vez a gestão do equipamento.
Varela Notícias