A estreia do Afrocidade em trios elétricos no Carnaval de Salvador será especial. A banda puxará o trio do festival Afropunk, no dia 22 de fevereiro (sábado), às 22h, no Circuito Barra-Ondina, com convidados especiais. Além desta apresentação, faz shows na Varanda Elétrica do Camarote Expresso 2222 (21.02, 20h) e nos palcos Origens (Espaço Cultural da Barroquinha, 23.02, 18h45), Liberdade (24.02, 21h30) e Periperi (25.02, 00h30).
Maior festival de cultura negra do mundo, o Afropunk realiza sua primeira edição no Brasil, em Salvador, em novembro de 2020. Para marcar a contagem regressiva para esta estreia, o projeto coloca na rua um trio elétrico durante dois dias do Carnaval (22 e 23 de fevereiro), no circuito Barra-Ondina. Na estreia (22.02, 22h), o Afrocidade comanda o trio e recebe como convidados o rapper Mano Brown, Russo Passapusso e Roberto Barreto (BaianaSystem), a MC Cronista do Morro e Afro Jhow (Muzenza). “Pela primeira vez, iremos puxar um trio no carnaval de Salvador. Ter a oportunidade de dar continuidade a esse trabalho e evidenciar a música percussiva afro-baiana dentro carnaval, numa ação coletiva com o AFROPUNK, é muito potente e gratificante para gente”, afirma o vocalista José Macedo.
SOBRE O AFROCIDADE
Afrocidade nasceu de um encontro de percussionistas, em 2011, no núcleo de Música na Cidade do Saber, no município de Camaçari – Bahia, que oferecia oficinas de percussão, onde os primeiros integrantes se conheceram e fundaram o grupo. Os ritmos percussivos, presentes em diversos gêneros, são então as bases para a formação da identidade musical da banda.
A banda é formada por José Macedo (voz), Eric Mazzone (bateria e direção musical), Rafael Lima (percussão), Fernanda Maia (percussão), Douglas Santos (percussão), Marley Lima (baixo), Sulivan Nunes (teclado) e Fal Silva (Guitarra). E a dupla de bailarinos é formada por Guto Cabral e Deivite Marcel. Uma Big Band com referências e musicalidades distintas que formam uma unidade.
O som resulta das mais variadas expressões da música negra, “É uma mistura de letras politizadas, com ritmos populares como o arrocha e o pagode, além da música afro, dub jamaicano, o reggae, o ragga e o afrobeat, por exemplo”, explica Eric Mazzone, baterista e diretor musical da banda. Os arranjos são construídos coletivamente, e as músicas são parceria entre José Macedo e Mazzone.
Além de saudar os tambores da África, o Afrocidade reafirma em suas letras a força, importância e influência direta dos valores étnicos baianos e brasileiros. Com atenção ao cotidiano ao seu redor e às questões vividas no dia a dia, traz ainda reflexões sobre a desigualdade e consciência negra, expressando sua ótica sobre o mundo.
Suas influências passeiam por diversos universos musicais. “Toda a música da Bahia influencia a construção do nosso som. Desde grupos como Ilê Aiyê e Malê Debalê até Igor Kannário; de Rumpilezz até Silvano Salles; de Timbalada a Fela Kuti. Acompanhamos os cenários musicais local e nacional. Desde a cena cultural de Recife a Belém do Pará. Além de muito rap nacional e internacional”, conta o baterista.
O primeiro EP da banda, intitulado “Cabeça de Tambor” (2016), foi financiado pela Fundação Cultural da Bahia (Funceb), através do edital do Calendário das Artes, porém muitas músicas e composições surgiram desde então. Atualmente, a banda tem um repertório autoral de duas horas, e conta com um público cativo que tem músicas (como “Tá Mó Barril”) que ainda não foram gravadas na ponta da língua e dos pés. A banda segue na missão de incorporar o contemporâneo e refletir a cidade em movimento, revelando suas nuances e diferenças, com tambores que contagiam e saúdam a ancestralidade do povo baiano.
AGENDA | AFROCIDADE NO CARNAVAL DE SALVADOR
CAMAROTE EXPRESSO 2222
21.01, 20h
TRIO AFROPUNK
22.02 (sábado), 22h
Circuito Barra-Ondina
Afrocidade convida Mano Brown, Russo Passapusso e Roberto Barreto (BaianaSystem), a MC Cronista do Morro e Afro Jhow (Muzenza)
PALCO ORIGENS
23.02 (domingo), 18h45
Gratuito
Ingressos: https://www.sympla.com.br/origens—carnaval-2020__787306
PALCO LIBERDADE
24.02 (segunda), 21h30
Gratuito
PALCO PERIPERI
25.02 (terça), 00h30
Gratuito