O afundamento do ferry boat Agenor Gordilho está marcado para o próximo dia 19, às 12h30. O naufrágio controlado é uma das estratégias da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) para dinamizar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos. Nesta quinta-feira (3), a Marinha fez a última vistoria na embarcação, verificando se todas as peças, óleos e combustíveis foram removidos para atender às especificações ambientais.
“O naufrágio assistido de embarcações propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e se convertem em atrativo para visitantes, mergulhadores profissionais e estudiosos. Para que tudo fosse feito com todo o cuidado com a natureza, nós contratamos uma empresa especializada para fazer a retirada de todo o material contaminante que pudesse trazer qualquer dano para o meio ambiente. Essa empresa está fazendo um relatório com todos os dados, que será avaliado pela Marinha”, explicou o representante da Setur, Jaime Salgado.
Além da Marinha, as secretarias do Meio Ambiente (Inema), de Infraestrutura (Agerba) e da Administração (Patrimônio) contribuíram para que a Setur possa oferecer o novo atrativo na Baía de Todos-os-Santos. Todo o processo de estudos e análises durou cerca de dois anos. A data da submersão foi definida depois que os últimos detalhes para a operação foram discutidos entre o secretário da Setur, Fausto Franco, o capitão dos Portos da Bahia, Márcio Gomes Amaral, e o capitão-tenente Herbert Bruno da Cunha França.
De acordo com o Alfredo Araújo, especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema, os cuidados com o desmonte e a limpeza do equipamento foram tomados dentro das normas técnicas. “Esses estudos e cuidados possibilitam que a vida marinha se beneficie do afundamento. A embarcação irá se tornar um recife de corais artificial e o habitat de diversos seres marinhos. A previsão é de que em um ano a embarcação esteja repleta de vida marinha”, afirmou.
Histórico
Com 71 metros de comprimento e 19 metros de altura, o Agenor Gordilho fez a viagem inaugural no Sistema Ferry Boat no dia 5 de dezembro de 1972. A embarcação realizou a travessia Salvador-Itaparica durante 45 anos, até o fim de 2017.