Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2024, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) marcou presença no I Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura e IX Seminário de Apicultura e Meliponicultura do Território Velho Chico, em Ibotirama. Com realização de curso, oficinas, palestras, concursos, mostra de tecnologias sociais e equipamentos, e feira com produtos da agricultura familiar, o evento teve o objetivo de exaltar e fortalecer os sistemas produtivos da apicultura e da meliponicultura no estado da Bahia.
Produtores, especialistas, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresas do setor, estiveram no município para discutir as atualidades e desafios da produção de mel e outros produtos das abelhas, além de compartilhar novas tecnologias e práticas sustentáveis. Representando a SDR, o superintendente de Agricultura Familiar (SUAF/SDR), Euzimar Carneiro, fez um balanço positivo do encontro.
“Com mais de 500 participantes presentes, o evento teve como principal objetivo a troca de conhecimento e de experiências, tecnologias de produção, além de apresentar e se aprimorar nas tecnologias sociais, nos processos de produção, de comercialização, de certificação para que estes apicultores e o sistema produtivo como um todo possam ter o seu desenvolvimento pleno”, disse Euzimar.
Amanda Oliveira é técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (FUNDIFRAN) e reforçou a importância dos seminários para a obtenção de novos conhecimentos. “A gente pôde aprofundar bastante sobre a questão da apicultura e da meliponicultura. Na nossa região de Barreiras não tem tantos produtores, mas a gente veio para aprender e poder levar isso para lá, porque é uma região de grande potencial”, explicou.
O apicultor Jorge Michael, da cidade de Remanso, destacou a troca de experiências que a imersão possibilitou: “Hoje eu, como apicultor, consegui ver que, além do que eu já sei, ainda tenho muito a aprender. Aprendi técnicas nesses seminários e uma delas é guardar os quadros com cera já alveolada, assim facilitando e aumentando a produtividade dos meus enxames. Também foi muito bom para eu ter uma troca de conhecimentos, ver a realidade de outras pessoas. Espero que venha ter muitos outros, para que com isso a gente sempre traga mais conhecimento para a nossa bagagem”.
Concurso do Mel
Outro destaque foi o Concurso de Mel de Abelhas Sem Ferrão (ANSF) e de Abelhas com Ferrão (Apis), nos quais os produtores concorreram com amostras de mel devidamente registadas junto aos órgãos de inspeção. Na categoria abelha com ferrão, o primeiro lugar foi para a Associação dos Apicultores de Pindobaçu (ASAPPI). Já na de abelha sem ferrão, o primeiro lugar foi para os méis maturados e refrigerados de Edmarcos Silva Alves, do município de Tanque Novo.
A iniciativa do evento foi da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (COPAMESF) em parceria com a Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (FEBAMEL) e a Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura do Estado da Bahia (CSAM) e contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF).
Fotos: Ítalo Oliveira/SDR/GOVBA