O segundo dia do Enem 2023 voltou a repetir um assunto que foi polêmico na semana anterior: o agro. Desta vez, uma questão da prova de Ciências da Natureza falou a respeito da ação de um agrotóxico, usado em plantações, e abordou seus efeitos sobre o meio ambiente. Além disso, também apareceram nas provas deste domingo (12) questões sobre a vacina contra a covid-19 e sobre ondas sonoras utilizando como contexto uma tirinha da Turma da Mônica.
Sabrina Bileski, Coordenadora de Avaliações no SAS Educação, avaliou a escolha dos temas como positiva pela proximidade com o cotidiano. Como exemplo, citou uma questão que abordava o amadurecimento das frutas. Ela também defende o papel conscientizador da prova ao cobrar uma questão sobre imunizantes. “Diante do movimento antivax [antivacina] é algo importante”, disse. A pergunta de Biologia falava a respeito da técnica do RNA mensageiro utilizada para desenvolver a vacina contra a covid-19.
Na prova de Matemática, apareceram conteúdos clássicos e esperados como progressão geométrica, geometria espacial e grandezas proporcionais. Assim como no primeiro dia de prova, as práticas esportivas também serviram de contexto para duas questões em Matemática. Uma delas falava sobre o consumo de pães necessário para um atleta ter energia suficiente no treino.
Veja outros temas cobrados no 2º dia do Enem 2023
Usina de Chernobyl;
Hormônios e a tensão pré-menstrual (TPM);
Síndrome de Down;
Desmatamento;
Funcionamento de cisternas;
Delivery
Desaparecimento das abelhas