Após falar publicamente que “Salvador vai jogar o método Paulo Freire no lixo e adotará o que realmente funciona”, o vereador Alexandre Aleluia (DEM) disse que não descarta o filósofo no projeto de lei dele, aprovado nesta quarta-feira (2) na Câmara Municipal, que segue o decreto do presidente Jair Bolsonaro instituindo a nova Política Nacional de Alfabetização (PNA).
“Não descarto Paulo freire. Falei até no Twitter que tem que jogar no lixo, mas temos que adotar métodos comprovados cientificamente. Quem quiser que vista a carapuça. Como Paulo freire não é comprovado”, afirmou em entrevista ao programa “Isso é Bahia”, na rádio A Tarde 103,9 FM, com Fernando Duarte e Jefferson Beltrão, na manhã desta quinta (3).
Aleluia disse, no entanto, que “Freire é um revolucionário. Ele gosta de Mao Tsé-Tung que matou milhões de pessoas. Usa educação como método de instrumento de poder. Esse sujeito não merece ser patrono de nenhum lugar. Merece ser expulso”, disparou.
Ao ser questionado se na direita não existe ideologia, o edil negou. “Conservadorismo não é ideologia. É modo de ser. Se você for ler Russell Kirk fica claro que não é ideologia e sim uma virtude política. A virtude da prudência”, disse.
Bahia Notícias