Sede da Eurocopa 2024, a Alemnanha criou um Centro de Cooperação Internacional de Polícia (IPPC), com mais de 300 especialistas de todos os países participantes da competição. O motivo da criação do projeto é para eviter atentados terroristas, ações de extremistas e ataques cibernéticos. A segurança do público, das pessoas que irão trabalhar no torneio e dos jogadores é tida como a maior prioridade dos organizadores da Eurocopa de 2024.
O comitê da competição espera receber até 2,7 milhões de espectadores durante os 51 jogos do torneio. Além disso, há a segurança das 24 seleções que irão participar do campeonato. As “fã zones” poderão receber até 12 milhões de pessoas durante a realização do torneio.
“Desde o início, a segurança foi a maior das nossas prioridades”, afirmou o ex-jogador Philipp Lahm, presidente do comitê organizador da Euro-2024, à AFP.
O centro, que ficará na cidade de Neuss, contará com uma sala de 500 metros quadrados, equipada com 129 computadores e um telão de 40 metros quadrados. As autoridades da Alemanha começaram a debater a possibilidade de ataques terroristas durante a competição. Vale recordar que o Estado Islâmico ameaçou atacar estádios de futebol durante as quartas de final da Champions League, principal competição de clubes da Europa.
“Cada país conhece melhor que qualquer outro seus causadores de problemas, os especialistas estrangeiros presentes poderão identificá-los mais rapidamente”, explicou Oliver Strudthoff, diretor do IPCC.
Bahia Notícias